CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

COMO ESCREVER CONTOS EM 10 DICAS - 1ª. DICA - O QUE É UM CONTO?

1. DICA - O QUE É UM CONTO?

ENTENDENDO O CONTO

O entendimento do que é um conto é o primeiro passo para escrevê-lo. Apesar de aparentemente esdrúxula, essa afirmação é de muita perspicácia. Como posso ser um atleta se não compreendo os objetivos a serem buscados? Pois, da mesma forma, isso se dá ao escritor. O desconhecimento ou, ainda, a suposição do conhecimento, fará com que o autor ignore possibilidades valiosas ou, contrariamente, utilize ferramentas inadequadas à formatação de um bom conto.

Iniciemos, com uma visão moderna, pela compreensão de CONTO enquanto gênero literário. Um CONTO pode ter natureza poética, mas não é poesia. Desenvolvido em prosa, o CONTO não utiliza artifícios de rima, nem se distribui ao longo do enredo em forma de versos (Epopéia).

O CONTO, assim como a novela e o romance, trata de uma narrativa. A primeira (e grande) diferença em relação a esses seus “irmãos” está no tamanho do texto. Romances e novelas são bem mais longos, permitindo-se à quebras de cenários, entrada e saída de personagens (mais no romance que na novela) e a divisão do enredo em capítulos.

O CONTO se caracteriza pela concisão e pela densidade do texto. Pelo tamanho do texto, não se concebe a criação de muitas personagens, excessiva divisão em capítulos e há uma clara limitação na utilização de novos espaços e tempos (poucos cenários).

Diferentemente do romance, o ápice do CONTO é o seu final. Enquanto no romance há um equilíbrio das emoções ao longo da narrativa (ou mesmo enfraquecimento próximo ao epílogo), o CONTO se desenvolve no sentido de um final reflexivo, surpreendente ou polêmico.

O miniconto e/ou microconto, é um OUTRO gênero que vem crescendo bastante atualmente. Com efeito semelhante ao do poetrix para a poesia, o miniconto condensa em 50 ou pouco mais letras, uma história, normalmente a ser interpretada ou racionalizada pelo leitor.


SÍNTESE
Gênero narrativo, desenvolvido em prosa e de tamanho curto. Utiliza poucas personagens, pequena (ou nenhuma) divisão capitular e aceita pouca variação de espaço e tempo. Seu foco é o final do texto.


CONSULTE:
http://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/935342

ESCREVENDO CONTOS EM 10 DICAS
"O intuito desse trabalho não é ensinar alguém a ser escritor. Nem reciclar escritores constituídos. Mas levar singela contribuição àquele que inicia seus primeiros passos no intrigante gênero da narrativa curta e intensa."


Aguardo sua visita na "Gaveta" de Contos!
João Neto
Enviado por João Neto em 23/07/2008
Reeditado em 20/02/2012
Código do texto: T1094584

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar a autoria de João Neto). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
João Neto
Curitiba - Paraná - Brasil, 48 anos
21 textos (69154 leituras)
11 áudios (2960 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/08/14 10:52)