COMO ESCREVER CONTOS EM 10 DICAS - 2ª. DICA - ADEQUANDO O OLHAR - 3ª. DICA - DESENVOLVENDO-SE TÉC.

ESCREVER CONTOS EM 10 DICAS - HOJE:

2ª. DICA - ADEQUANDO O OLHAR

3ª. DICA - DESENVOLVA-SE TECNICAMENTE

2ª. - DICA - ADEQUANDO O OLHAR

O contista deve ter um olhar diferenciado do mundo. Um olhar poético e, ao mesmo tempo, investigativo. Deve LIBERTAR OS 5 SENTIDOS para a percepção e aprender a “ouvi-los”.

Essa capacidade de observação é nata em algumas pessoas. Entretanto, pode ser desenvolvida. Escrever um conto, não é, NECESSÁRIAMENTE, criar uma história com idas e vindas, personagens complexos e enredo insólito ou surpreendente. Em pouco espaço, isso é por demais exaustivo. O conto reproduz imagens, reais ou fictícias, criadas aos olhos do autor.

Vamos à prática: Você está andando à noite e vê um carro. Ao “olhar” do contista, isso pode ambientar um conto. Algo assim:

“A noite andava alta, tal qual seus pensamentos. O vento forte e a baixa temperatura mantiveram as pessoas em casa, tornando-o quase um solitário em seu caminhar. As vezes, o farol de um carro o fazia desviar o olhar, tirando-o, mesmo que momentaneamente, dos devaneios em que mergulhava freqüentemente”.

Repare que o texto está ambientado, e os detalhes fazem parte de um imagem absorvida e transmitida pelo autor. A captura de sentimentos e percepções que envolvem essa cena (de onde vem, para onde vai, o que pensava, porque andava), deverão conduzir o leitor à uma descoberta, uma reflexão ou mesmo, porque não, a um sorriso. (Veremos mais sobre isso na DICA-5).

Então... vamos afiar esse olhar!’

3ª. - DICA – DESENVOLVENDO-SE TECNICAMENTE

Só no dicionário Sucesso vem antes de Trabalho. Se você tem vocação para escrever. Ótimo! Vai ter que trabalhar no seu desenvolvimento do mesmo jeito...

Sugestões para auxiliar no desenvolvimento de habilidades para um contista:

- LER MUITO E BEM

Não dá para escrever bem se não ler bem. Chega um momento que os recursos acabam e o trabalho se torna repetitivo. E não adianta ficar lendo porcaria. O negócio é ir “para as cabeças” mesmo:

Machado de Assis, Hemingway, Dalton Trevisan, Rubem Fonseca, Clarice Lispector, Jorge Luís Borges, Graciliano Ramos, Mia Couto, Virginia Woolf, por aí.

- DESCRIÇÃO DE OBJETOS

Separe vários objetos distintos em sua natureza e feche os olhos. Tome, um de cada vez, à mão e, de olhos fechados, descreva-o com o maior número de detalhes possível. No mínimo 10 qualidades ou características (seja qual for o objeto).

- DISSERTAÇÃO SOBRE IMAGENS

Separe imagens, fotografias, revistas ou mesmo na internet. Uma de cada vez, observe por um instante. Agora (de preferencia em voz alta), faça uma dissertação sobre o que está vendo ou percebendo. Fale das cores, do ambiente, do supostos aromas, das probabilidades. Um minuto por imagem.

- PRÁTICA

Arranje um dicionário e comece a escrever!!

(Nos vemos nas Dicas 4 e 5)

CONSULTE:

http://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/1188691

ESCREVENDO CONTOS EM 10 DICAS

"O intuito desse trabalho não é ensinar alguém a ser escritor. Nem reciclar escritores constituídos. Mas levar singela contribuição àquele que inicia seus primeiros passos no intrigante gênero da narrativa curta e intensa."

Aguardo sua visita na "Gaveta" de Contos!