Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sucesso e felicidade

         As pessoas estão sempre em busca do sucesso e da felicidade, e, muitas vezes não sabem definir bem estes conceitos. Sucesso significa acontecimento, aquilo que sucede. Numa acepção mais generalizada, sucesso significa alcançar os objetivos desejados, como, por exemplo, passar no vestibular, ou concurso público; no desempenho de uma profissão, manter uma ótima performance, conquistar bons clientes, ser bem remunerado, e assim por diante. Mas, poderíamos definir sucesso como “um permanente processo de crescimento pessoal, no âmbito fisiológico, emocional, intelectual, social, espiritual e financeiro, em que se contribui, de alguma forma, para a felicidade e o progresso da humanidade.”

        Por sua vez, felicidade significa experimentar o sucesso em todos os setores da vida, nas relações afetivas, no casamento, na profissão; significa manter ótima saúde, sentir-se equilibrado mental e espiritualmente, enfim, vivenciar uma sensação de bem-estar e serenidade, ainda que de forma não permanente.

        Para ampliar a compreensão a respeito do tema, é preciso debruçar-se sobre dezenas de livros, e refletir ante as experiências da própria vida. Mas, aqui e agora, de forma sucinta, podemos cogitar sobre as considerações a seguir:

      · Cada indivíduo é o único responsável por sua vida. Somente ele pode alcançar o sucesso e a felicidade.

      · Os padrões de sucesso e felicidade devem ser buscados no íntimo de cada um, embasados em valores individuais, e não moldados por ditames da sociedade.

      · O sucesso não ocorre sempre com o mesmo índice de qualidade. Erros e fracassos são inevitáveis. É preciso a-prender com eles.

      · As descobertas nascem do erro; não existem criações sem prévias experiências mal-sucedidas.

      · Sorte significa discernimento e trabalho. Ela surge quando a oportunidade encontra a habilidade e a competência.

      · Nossas habilidades devem adequar-se ao máximo diante das necessidades gerais.

      · É preciso definir objetivos e determinar metas que se desejam alcançar.

      · As metas não devem ser cristalizadas. Ao contrário,  precisam ser modificadas sempre que necessário.

      · Os objetivos propostos devem ser conduzidos com eqüanimidade, de tal sorte a não se perder de vista todas as áreas da vida. Desta forma, não se deve canalizar toda a energia pessoal aos negócios e dar pouca atenção ao ca-samento, à família, aos amigos, ao lazer, ao descanso, às férias. Todas estas áreas são importantes no contexto geral da existência.

      · Um programa permanente de desenvolvimento pessoal é um requisito fundamental para conquistar o sucesso e a felicidade.

      · Não podemos manter controle sobre circunstâncias e pessoas. Somente podemos controlar a nós mesmos. Por isso, muitas vezes precisamos ajustar nossos planos de acordo com a realidade que nos cerca.

      · A verdadeira segurança é a habilidade em se executar determinado ofício. O mundo recebe de braços abertos todas as pessoas que dominam perfeitamente seus talentos.

      - A pessoa autoconfiante não sente necessidade de competir ou de provar alguma coisa para si ou para os outros.

      · As pessoas que atingiram um grau mais elevado de sabedoria são capazes de suportar um nível mais alto de conflitos, ambigüidades, ansiedades, problemas de toda ordem. E isto porque se sentem seguras de suas habilidades e capacidades de improvisar serenamente diante de situações desconhecidas.

      · A felicidade é um estado de espírito. Por isso, o ser humano não depende de circunstâncias exteriores para al-cançar o júbilo.

      · O estado de espírito chamado felicidade compreende, entre outros, cinco questões fundamentais:

      - Ser: satisfazer as necessidades primordiais, manter boa   saúde, amar e ser amado, refletir e meditar sobre a vida;

      - Pertencer: compartilhar, cooperar, viver em harmonia com os demais, pois o homem é um ser gregário;

      - Significar: sentir-se importante, útil, necessário para o progresso do mundo;

      - Dar: contribuir para a felicidade dos outros, consoante os talentos individuais.

      - Crescer: aprimorar-se constantemente, de forma intelectual, física, material, emocional e espiritual.

      · O sucesso é, em grande parte, uma questão de adaptação do indivíduo ao ambiente da vida, em constante transformação, mediante um espírito de equilíbrio e harmonia.

      · Para alcançar o sucesso devemos dar três passos: a) ter um desejo abrasador; b) transformar este desejo em um propósito bem definido; c) AGIR adequadamente para atingir este propósito.

      · A vida resulta limitada em virtude de nossas  próprias atitudes. É como dirigir um automóvel com o freio de mão puxado. Ele representa medo, ansiedade, indecisão, baixa auto-estima, reduzida confiança em si mesmo. É pre-ciso soltar o freio para que as coisas aconteçam.
Ramiro Sápiras
Enviado por Ramiro Sápiras em 16/02/2006
Código do texto: T112585
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ramiro Sápiras
São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil, 76 anos
57 textos (192567 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 16:39)
Ramiro Sápiras