A Geratriz da Discórdia

Por mais bem construída que seja, a auto-imagem de alguém, sua maneira de ser visto pela sociedade, ainda assim, será afetada pelas opiniões alheias. Não importa o quão determinado seja, o inconsciente coletivo, ou seja, a posição que os outros têm quanto a nossas atitudes sempre limitarão nosso potencial àquilo que terceiros julguem ser o limite máximo de nossa capacidade.

A atual tendência globalizante nos tem levado a valorizar o parecer em detrimento do ser e, gradativamente, temo-nos tornado os algozes da capacidade daquilo que nos rodeia, inclusive de pessoas a quem queremos bem. Não somos, infelizmente, eficientes o suficiente na análise da psiquê de nossos amigos a ponto de percebermos quando e como "aquela crítica" |Travessão| que é, para nós, tão construtiva e essencial |Travessão| deve-lhes ser exposta e, por isso, acabamos por ferí-los, limitá-los à mediocridade com poucas palavras ou, até mesmo, com um mero sorriso, que pode ser interpretado pela sociedade com um sentimento de escárnio a uma determinada ação, justamente àquela em que seus amigos mais precisam de suporte.

Fofoca, ao contrário do que muitos pensam, transcende o simples ato de utilizar suas palavras para atingir os outros, é, na realidade, toda e qualquer atitude que possa destruir a imagem, a determinação e, especialmente, a confiança que os outros tenham na personalidade de alguém e isso pode arrasar tanto um emprego quanto uma vida, bem como pode (e, de fato, conseguiu) começar e fazer perdurar uma guerra por quase meio século: A guerra fria!