A LEGENDA VIVA DELCIO CARVALHO

ALGUMAS MEMÓRIAS DA INFÂNCIA.

O compositor e poeta Delcio Carvalho não é o que é por acaso.

Trata-se aqui de alguém que respira música desde a mais tenra idade.

Nascido em Campos de Goitacazes, o menino já se equilibrava nos galhos da árvore e tocava corneta de brinquedo.

Quando Francisco Alves foi cantar na praça São Salvador, considerando-se aqui o fato de que o CINEAC TRIANON, hoje TEATRO TRIANON, não comportava a extraordinária multidão que lá se aglomerava, o menino lá estava, nos ombros do velho sisudo, com os olhos fixos na figura daquele extraordinário cantor. Foi paixão à primeira vista.

De origem humilde, podemos dizer que tais dons já eram manifestos na figura do pai que era integrante da saudosa BANDA APOLO. Naturalmente este fato dever ter influenciado de alguma forma a vida do nosso compositor.

Existe ainda neste país um tipo de crítica avessa ao papel da influência na formação de um grande artista. Este tipo de postura me parece bastante distanciada do que se vê quando se estuda a vida do mesmo. Como ignorar encontros decisivos, conversas instigantes e rodas de samba com músicos experimentados?

Como ignorar esta atmosfera tão propícia ao aflorar de um talento?

Certamente e lamentavelmente muitas foram as potencialidades que se perderam vida afora.

Tal acontece quando o espírito se deixa aprisionar pelos ditames de uma teia social definitivamente insensível e cruel.

Muitos músicos e compositores simplesmente desapareceram, pois tiveram que priorizar essencialmente a luta pela sobrevivência.

No caso do nosso querido e estimado compositor, podemos dizer que o mesmo não teve vida fácil, mas ao mesmo tempo teve muita fibra e persistência.

Parece ainda que o destino conspirava também a favor de nosso grande poeta, pois a precariedade econômica obrigava sua mãe a deixá-lo aos cuidados do jornalista Ugaldi que tinha o hábito de ouvir as pérolas daquela época. Sua coleção de discos era invejável, e o garoto lá estava a se deliciar com músicas de primeiríssima qualidade.

Havia ainda toda uma ambiência que circundava a alma deste extraordinário poeta. Criado por mucamas com a sexualidade à flor da pele e, cabe ainda dizer, envolvido pela bucólica paisagem naturalmente inspiradora da chácara na qual passou bons anos de sua vida, não podia dar noutra coisa.

E o que dizer das idas frequentes à casa do tio Rocha?

Era lá que o nosso pequeno notável ouvia a rádio SEQUÊNCIA G3, as telenovelas, Paulo Gracindo e tantos outros apurando paulatinamente seu gosto musical. Ouvia a RÁDIO NACIONAL com vagar e ia sorvendo, aprendendo na sua ingenuidade misteriosa, neste momento já apresentando a suavidade precoce de um talento nato, a cantar, a imaginar e a ouvir o que lhe era apresentado.

O tio Rocha tinha lá suas manias. Diferentemente dos ouvintes daquela época, costumava sintonizar a RÁDIO TUPI que também ofercecia atrações interessantes como o programa de calouros de Ari Barroso.

Delcio nos relata isto com muito carinho e aponta a permanência na casa deste tio como fundamental na sua formação.

Havia ainda outras ambiências que estimulavam sobremaneira a veia artística deste prodígio.

Durante algum tempo morou ele numa meia-água e bem em frente à mesma teve a grata oportunidade de presenciar uma série de rituais ciganos, de umbanda e candomblé, numa atmosfera de exotismo e sensualidade que certamente afetou a alma daquele artista em formação.

Se mergulharmos com vagar a obra de Delcio Carvalho, encontraremos inúmeras referências a entidades de umbanda e candomblé, assim como toda uma brasilidade típica de quem conhece a fundo as manifestações de raízes africanas.

O menino então vai crescendo e já começam as fugas para os cabarés para cantar boleros, polkas, músicas estrangeiras, vale aqui salientar a excelente pronúncia do compositor no que se refere à língua inglesa,e, mais ainda, a bronca que leva do pai que não gosta muito da ideia evidentemente.

Nota-se facilmente um toque melancólico e aveludado na voz do nosso compositor, provavelmente fruto destas incursões na música estrangeira.

O menino então cria asas e cresce mais um pouco e vem o serviço militar e mais a vinda para a cidade maravilhosa, mas....

deixemos estas e outras histórias para outro artigo.

João Ayres é poeta, compositor, parceiro e biógrafo de Delcio Carvalho.

.