Uma queda/ um vazio

Ontem estava eu na frente de uma loja na Rua do Ouvidor, onde fui resolver um problema de ordem salutar. Parei ali e fiquei olhando a minha volta, as pessoas passavam depressa, algumas vezes se esbarravam e aim em frente. Era uma multidão. Ao olhar as moças de sapatos altos, com seus blazers impecáveis lembrei-me de mimha filha que por tantas vezes saiu assim para trabalhar. Todas passavam depressa, umas em grupo, em duplas ou sozinhas, mas lá iam elas em busca de sonhos, realizações, sei lá o que mais. Hoje minha filha não faz mais isso, está com depressão, esta doença que assola as pessoas, que a deixam sem vontade de viver, sem sonhos, sem esperanças. Olhando as lojas enfeitadas para as festas natalinas chorei...minha filha amava essa data. Ela sempre foi compulsiva em comprar mas não só pra ela, pros amigos, pros parentes, pra família. Ela amava dar presentes. Me lembrei dela ao olhar aquilo tudo que ela amava, tive inveja sim daquelas moças que passavam sorrindo com outros colegas, discutindo, brincando, jogando conversa fora, procurando onde almoçar. Nesta cena também vi minha filha que costumava fazer isso pois trabalhava na cidade. Sempre foi inteligente, linda, se arrumava muito bem, vivia cercada de amigos e era super contagiante. Todos a chamavam de "Impressionante".

Hoje ela está em depressão. Uma queda no trabalho, um salto que se enrolou num carpete mal colocado, numa grande empresa fez com que o seu mundo caísse também. Já se passaram 4 anos , as mazelas ficaram, sua vida acabou, pelo menos na sua mente, cheia de remédios não tem mais esperança, não se arruma mais, não visita ninguém, está em outra dimensão. Os amigos sumiram , a família cansou. Ninguém mais tem coragem de tentar, ela mesma não aceita ninguém. Perdeu a fé nas pessoas, a confiança, perdeu a alegria e de vez em quando se permite criar sonhos na sua cabeça, mas só na sua cabeça... pra logo depois esquecer tudo. Quinze anos de trabalho trocados por segundos: a queda física, emocional, psíquica, moral, etc, etc, etc...