Renascimento Mágicko (2)

Para tentarmos compreender os efeitos que a energia de um novo Éon (Era) pode provocar em nossas consciências despreparadas e desavisadas de tal fato, assim como, quem foram os precursores desta corrente mágica – diga-se de passagem – na atualidade, faz-se mister uma pequena digressão a fim de se discorrer sobre o(s) fator(es) que atravancam o gradual despertar, e insiste em manter nas trevas da ignorância todo um povo, ligado a uma fórmula antiga, de uma era passada, e, portanto, não mais funcional em nosso tempo atual.

Segundo algumas vertentes o grande responsável por este estado de obscurecimento do velho éon que luta e persiste em subsistir no presente foi o imperador Constantino, pois implementou uma religiosidade nefanda em tempos passados, da qual herdamos a nível de inconsciente coletivo o medo. Medo que serve de antolho e prisão espiritual, que turva nosso discernimento crítico, nossa razão e nosso sentir. A presente análise tem como objetivo verificar fatos históricos que demonstram o por que permanecemos com os olhos vendados mesmo aparentemente vivendo em uma Nova Era.

“No ano de 312, Constantino vence na batalha da Ponte de Mílvia, seu rival Maxêncio, adquirindo desta forma, o direito ao trono imperial. Um arco triunfal foi construído no Coliseu pelo senado romano em homenagem a este feito, relatando a vitória de Constantino, e que esta fora alcançada ”graças ao estímulo de Deus”. Só que, diferentemente do que muitos acreditam, o deus ao qual eles se referem é o “Sol Invictus” da religião romana, cuja qual Constantino era Sumo Sacerdote.

Antes da derradeira batalha contra Maxêncio, Constantino teria tido uma visão ou sonho em que ele via uma cruz luminosa suspensa no espaço e a frase: “In Hoc Signo Vinces” (Por este sinal vencerás). Ordena, assim, às suas tropas que usem o monograma cristão em seus escudos e bandeiras e o adorno das letras gregas qui e rô, que são as duas primeiras da palavra Khristos.

As interpretações que têm sido dadas são por demais simplistas e não suportam uma análise histórica mais profunda. Nestas inclui-se a de que Constantino, que ao ter uma visão divina se converteu ao cristianismo, tendo ele o reconhecimento divino, e que suas vitórias militares eram uma demonstração da aprovação de Deus. Constantino de forma inconteste foi um “salvador do cristianismo” quando no ano de 313, ele “proíbe a perseguição a todas as formas de monoteísmo no Império Romano”.

O cristianismo até então sobrevivia dolorosamente, sem sequer ter, até o começo do IV século, uma direção centralizada, dividindo-se entre Roma, Alexandria e Antióquia. Com Constantino consolida-se a autoridade cristã estabelecida em Roma. Ele também permite a dignitários cristãos participarem da administração civil, iniciando-se desta forma o poder secular da Igreja. Fez doação do Palácio de Latrão ao Bispo de Roma, fazendo com que a capital do império fosse também o centro do cristianismo. Com o Concílio de Nicéia, em 325, são avaliadas e confrontadas as várias correntes cristãs, eliminando-se pontos divergentes, e a partir dessa seleção, passa a ser considerada como heresia qualquer diferença quanto à interpretação da doutrina.

Na verdade, o cristianismo como o conhecemos em nossa atualidade se deriva fundamentalmente do Concílio de Nicéia. Como o concílio ocorreu pela permissão e presidência de Constantino, o cristianismo deve muito a ele. Porém aceitarmos a afirmação de que ele havia se convertido, é irmos longe demais.

Na fundação de todas as Grandes Tradições Iniciáticas, assim como das Religiões existe a Lenda Alquímica e os fatos históricos verossímeis, passíveis de verificação, e devemos analisar criticamente ambos os aspectos a fim de fazer sua diferenciação, pois se um trata-se de alimento intelectual/espiritual, o outro versa sobre a verdade fatual. Isto posto, não incorreremos no erro auto-induzido de 2000 anos atrás, de misturarmos lenda com fato histórico. Tema que será objeto de nossa próxima análise.

Bibliografia:

- Revista O Rosacruz, Nº 258

- Jesus Cristo Nunca Existiu - La Sagesse

Internet :

- http://www.youtube.com/watch?v=LbiO_fBeg3I&feature=related

- http://www.youtube.com/watch?v=6wriY1CA3lQ

- http://www.youtube.com/watch?v=GPkB9X2Kclg