Renascimento Mágicko (4)

A magia, assim como o pensamento mágico jamais morrera, apenas tornara-se latente por um longo período. Como também permaneceu a consciência das massas adormecidas, até que em meados do século XIX recebem “um novo choque”, só que desta vez por parte dos Adeptos Eliphas Levi (1810 – 1875) e Helena P. Blavatsky (1831 – 1891) que revitalizam a corrente mágica e oculta na época. Sendo assim, podemos concluir que o precursor desta restauração no ramo ocidental (Tradição Ocidental), foi o mago francês Eliphas Levi com a publicação de três Obras ímpares da Ciência Oculta, a saber: “Dogma e Ritual de Alta Magia” (1855); “História da Magia” (1860) e a “Chave dos Grandes Mistérios” (1861). Mais uma vez (afora as animosidades que se instauraram contra, por parte do clero religioso) estas publicações serviram de incentivo a muitos buscadores da verdade que almejavam o contato direto com a Iluminação, com Deus. E não mais a “intermediação” de algum sacerdote para que houvesse o religare.

As três obras de Levi se tornaram uma espécie de Bíblia entre seus discípulos e estudiosos pelo mundo.

No ramo oriental (Tradição Oriental), Blavatsky revelou ao mundo a ciência esotérica oriental, denominada por ela de Teosofia, consolidada em 17 de novembro de 1875 com a fundação da Sociedade Teosófica.

De ambos os lados (tradição ocidental e oriental), estavam supridos os buscadores com farto material, capaz de abarcar diversos tipos de temperamentos, e o melhor, cada um podia decidir por si próprio qual caminho seguir.

Após a morte de Levi, seu discípulo continental Papus (1865 – 1916) encarregou-se de propagar os ensinamentos deixados pelo mestre. Papus também deixou publicadas obras de suma importância no campo das ciências ocultas, das quais podemos citar: O ABC do Ocultismo; Tarô dos Boêmios; O Ocultismo; Tratado Elementar de Magia Prática; As Ciências Ocultas, etc.

Papus fundou com o auxílio de vários e dedicados colaboradores, a “Ordem Martinista (1888)” , a “Ordem Kabbalistica da Rosa Cruz (1888)”, e o “Grupo de Estudos Esotéricos (1889)” da qual era Grão-Mestre Stanislas de Guaita (1861 – 1897), autor de entre outras obras de renome nos meios ocultistas o “No Umbral do Mistério”. Essas sociedades tinham como órgãos as revistas : L’Initiation e Lê Voile d’Isis.

Em 1897, ao lado de Guaita, Barlet, Saint Yves d’Alveydre, Sédir, Jollivet Castelot e outros Papus fundava a “Sociedade Alquímica de França”, cujo órgão oficial era a revista L’Hyperchimie, mais tarde Rosa Alchemica e ultimamente mudada para Lês Noveaux de la Science et de la pensée.

Na verdade os responsáveis pelos frutos do desenvolvimento do esoterismo contemporâneo, foram, como já o dissemos, Éliphas Lévi e Helena P. Blavatsky com os movimentos ocultistas que iniciaram em suas épocas, injetando novo ânimo na corrente mística, e promulgando através de seus legados, o estimulo necessário para o despertar da Consciência Global. Devendo merecidamente, ambos, ocuparem o ápice da pirâmide como precursores e renovadores do pensamento e desenvolvimento místico atual.

Devemos também a estes dois “Monstros Sagrados” do esoterismo, a influência na criação dos movimentos e organizações modernos, tais como a já citada Sociedade Teosófica na América, mais especificamente em Nova Iorque, com seu posterior traslado em 1879 para Adyar em Madras na Índia; e organizações sob Papus e Stanislas de Guaita na França, como a Ordem Kabbalistica da Rosa Cruz e a Ordem Martinista. E no ramo londrino, sob William Wynn Westcott, Samuel Liddel Macgreggor Mathers e William Robert Woodman em 12 de fevereiro de 1888 a Hermética Ordem da Golden Dawn (Aurora Dourada). Organização esta que foi responsável por uma nova revitalização na Corrente Mágica do Ocidente.

Falaremos mais a respeito da Hermética Golden Dawn em momento oportuno, assim como sobre os eventos que culminaram com a sua dissolução; a criação de novos movimentos e organizações e a conseqüente evolução da Fórmula Mágicka da Nova Era, iniciada em 1904 na cidade do Cairo, Egito com a recepção do Livro da Lei de Thelema por Aleister Crowley.

Pax et Lux

Bibliografia:

- Dogma & Ritual de Alta Magia – Éliphas Lévi¹

- A Golden Dawn (Aurora Dourada) – Israel Regardie¹

- Revelações da Aurora Dourada – R.A. Gilbert¹

- O Renascer da Magia: As Bases Metafísicas da Magia Sexual – Kenneth Grant¹

- Síntese da Doutrina Secreta – Helena P. Blavatsky²

- Tratado Elementar de Magia Prática – Papus²

(1) Editora Madras

(2) Editora Pensamento

Internet:

- http://inforum.insite.com.br/o-problema-do-mal/942190.html

- http://www.sca.org.br/#

- http://mortesubita.org/biografias/personalidades/papus/

- http://fudosi.blogspot.com/2005/11/ordem-martinista-por-dario-vellozo.html

- http://www.hermanubis.com.br/FAQ.htm