Introdução do Livro "A Roda da Vida"

("O homem inteligente aprende com seus próprios erros;; o homem sábio, aprende com os erros dos outros." - autor desconhecido)

Por que será que as pessoas têm diferentes posições na vida? Por que será que certas pessoas desempenham certas tarefas melhor do que outras? Por que tantas pessoas fracassam na vida? Será que isso está relacionado diretamente ao seu nível de inteligência ou de motivação? Ou seria isso a falta de um plano adequado de vida? Ou ainda, seria o fracasso, a falta de capacidade das pessoas? Enfim, o que é, na realidade, o fracasso? O que é, na realidade, o sucesso?

Poderíamos dizer, com certeza, que a motivação com que as pessoas vão à luta no dia a dia, deveria ser a mesma para todos. Mas, deveria... Sim, porque, segundo a teoria de Maslow, a "Pirâmide da Hierarquia das Necessidades" aplica-se a todos os seres humanos, sem exceção, e não a apenas um segmento da sociedade ou a privilegiados. A motivação que uma pessoa precisa ter para o trabalho quando está assentando um tijolo em uma construção, é, teoricamente, a mesma que alguém precisa para analisar um complexo programa de computador, num sistema projetado para uma grande empresa. É, também, teoricamente, a mesma motivação que necessita outra pessoa para negociar um contrato de construção de uma gigantesca hidrelétrica. Sim, porque tanto de um lado como de outro, os acontecimentos ou as tarefas são importantes. Eles fazem parte do "Projeto de Vida" das pessoas.

Vale a pena o sacrifício? Esta é a pergunta que a maioria das pessoas se fazem diariamente. Quando se inicia uma tarefa, um certo esforço é dispensado pela pessoa naturalmente, o que para muitos torna-se um "sacrifício". Segundo o Dr. Paulo Gaudêncio, brilhante psiquiatra brasileiro, o ser humano vive normalmente numa dicotomia valorativa ao atingir a satisfação por fazer algo e, simultaneamente, experimenta uma frustração por "deixar" de fazer outra coisa naquele mesmo momento. E é essa dicotomia que leva muita gente ao fracasso, por não saber discernir prioridades, dando, assim, maior valor às coisas que deixa de fazer do que às que faz. Assim, nasce o arrependimento, que se transforma mais tarde na famosa crise existencial. E o que é pior, as pessoas sempre culpam "os outros" pelos seus fracassos. Há uma corrente de pensamento que diz que "o ser humano, no sentido profissional, deve ser medido, não pelo que faz, mas pelo que deixa de fazer". Quando isto é encarado positivamente, ou seja, proveitosamente, desafiando o ser humano a conquistar novos espaços, novas posições na vida, e isto é ótimo! Mas, se isto serve para "martirizar" a pessoa, não vale a pena nem pensar na mensagem.

Em muitos casos, a falta de motivação nem está ligada ao trabalho que se faz ou ao dinheiro que se ganha.

Outros fatores importantes devem ser considerados nesta análise. É preciso um aprofundamento geral na vida da pessoa para que se possa entender por que certas pessoas não "vão em frente", não "decolam", e passam a ter fracassos e mais fracassos. Aqui, fracasso deve ser entendido como o oposto de sucesso.

Motivação. Plano de Vida. A Roda da Vida. Este livro não é uma obra que se destina a doutrinar as pessoas. Não se tem a intenção de induzi-las a mudanças radicais. O que se pretende é mostrar o caminho do sucesso. Através da RODA DA VIDA, vamos provar que as pessoas deixam de dar atenção a alguns pontos importantes de sua vida, que podem ser de vital importância para o alcance do sucesso, podendo estar aí a grande diferença entre uma pessoa de sucesso e uma pessoa fracassada.

Ao ler A Roda da Vida, você vai procurar entender como está direcionando sua vida em vários setores, em sete áreas da vida, de importância notável para alcançarmos o sucesso.

A Roda da Vida está representada pelas "Sete Áreas da Vida", quais sejam: a Física, a Mental, a Espiritual, a Social, a Familiar, a Financeira e a Profissional.

Vamos comentar alguns pontos sobre a Capacidade Humana e aprender a fazer um Plano de Vida, um Plano de Carreira, que são fatores importantes para se alcançar o sucesso pessoal e profissional.

(Publicado pela RCR Editora - São Paulo, 1995). Obra esgotada.

Em fase de revisão para publicação pela Editora Projus - Maringá.