OS MISTÉRIOS DA MAÇONARIA
                




     Todos aqueles que estudam com profundidade a história da Humanidade deparam, intrigados, com a figura de uma entidade que, através de seus ilustres integrantes, parece ter influenciado, direta ou indiretamente, os principais fatos históricos registrados nos últimos séculos. A Maçonaria.

     Nas articulações políticas que culminaram com a independência do Brasil, por exemplo, vemos a ativa participação de Tiradentes e de D. Pedro I, dois ilustres maçons. O processo político e militar que embasou a independência dos Estados Unidos da América foi liderado por George Washington, um outro ilustre maçom. A nota de 1 dólar americano possui, inclusive, muitos símbolos maçons, tais como o olho que a tudo vê, a pirâmide e algumas siglas cifradas.

     O que é, afinal, a Maçonaria, cujos membros já foram até excomungados (decisão já revogada) pela Santa Sé? Uma religião, uma seita secreta, um partido político informal?
A Maçonaria é, simplesmente, uma Ordem Iniciática, assim como a Ordem Rosacruz, a Ordem dos Cavaleiros do Templo, a Ordem de Cruz de Malta, a Opus Dei e tantas outras. Não é uma ordem secreta, pelo simples fato de todos saberem que ela existe... Seus membros, porém, são discretos.

     Hoje, na internet, encontramos muitos sites que abordam com detalhes essa entidade que tanta curiosidade desperta. Nas livrarias, nas seções de auto-ajuda, religiões ou esoterismo, podem ser encontrados inúmeros livros abordando a Maçonaria. Acessando essas fontes, os leigos encontrarão informações detalhadas que, com certeza, ajudarão na compreensão e desmistificação da Maçonaria.

     Ninguém pode aspirar a ingressar na Maçonaria. O que ocorre, na verdade, é uma criteriosa e demorada observação, por um maçom, de alguém com inquestionável conduta ética e moral e crente numa Força Maior que rege o universo. Só, então, ocorre o "chamado"...

     Ser iniciado na Maçonaria é adentrar ao universo da Verdade, do Amor incondicional e da Humildade. Viver sob as regras da Maçonaria consiste em sempre assistir aos necessitados, respeitar valores espirituais e éticos da sociedade e, sobretudo, ajudar a Humanidade em sua caminhada... Tudo com muita discreção.

   


                                                   ......o0o......




Versos de um Maçom...


Iniciado numa nova vida,
busco incansável a verdade
que a tudo elucida...

Novos horizontes surgiram.
Com meus pares persevero
no caminho do pedreiro Hiram

O ciclo se completou.
Após uma longa jornada
lapidado agora estou...



                                                  ......o0o......








   




Nils Zen
Enviado por Nils Zen em 04/06/2009
Reeditado em 02/03/2010
Código do texto: T1631630
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.