O ALIMENTO numa Viagem sem volta

" O TURISTA"

Uma viagem,não emocionante para o turista,mas gratificante para quem o recebe...

O alimento inicia sua viagem não muito longa ....Da cavidade bucal ao canal anal...O trajeto às vezes íngrime ,muitas curvas ,desvios e ventos...

O turista já "Sai Chegando"numa cidade chamada "BOCA",e ali ,sem beijos e abraços,mas com severos cumprimentos.É recebido por uma população de 32 elementos de estruturas calcárias(os dentes)que formam uma mÁquina trituradora,que irá transformá-lo em pequenas partículas facilitando o desempenho da sua viagem...Ainda com um caminho a percorrer...Do ESÔFAGO ao ESTÔMAGO 20 a 25 cm de empurrôes...Assim bastante flexivel com os movimentos peristálticos,chegando ao estômago.PARADA OBRIGATÓRIA, onde é liquidificado.Duas válvulas,mantem o alimentono estômago,um esfincter esófágico e um piLórico na saída...Ainda faltando alguns metros de andanças e empurrões ondulatótrios , o alimento ,começa agradecer aos órgãos ANEXOS.. glândulas:salivares,sublinguais e parótidas obrigada pela ajuda... Pâncreas, legal sua presença...fígado meu respeito pelo seu papel...

E ASSIM está concluida a sua CHEGADA...(QUE TERRENO ESTRANHO),certamente sem compreender os princípios norteadores do sue percurso....

ZORA
Enviado por ZORA em 17/06/2009
Código do texto: T1654011