Marketing Religioso

A tendência do mundo moderno é nos levar cada vez mais para uma vida estressante, para uma correria constante entre o trabalho e os diversos outros afazeres cotidianos. Assim, vivemos em ambientes urbanos caóticos, indo de um lado para o outro em busca de metas financeiras e à procura de produtos que queremos consumir.

Nisso, ficamos presos nesse sistema capitalista selvagem que nos leva a crer que valemos o quanto nosso cartão de crédito nos possibilita possuir. Toda essa correria muita vezes nos deixa um espaço vazio no peito, uma carência afetiva, uma ausência de significado na vida. Assim, de forma paradoxal ao materialismo, ao consumismo frenético da vida urbana e ao cientificismo dos tempos modernos muitas pessoas têm buscado refúgio nas religiões.

Uma parcela da população tem demonstrado um anseio crescente pelas crenças e pelo espiritualismo, buscando encontrar paz e alívio para as angústias da vida. Por isso, elas partem numa tentativa de encontrar a natureza divina, uma “energia cósmica”, um Deus indefinido e sobrenatural – quase sempre desejando viver experiências “espetaculares” para fugir do cotidiano sofrível.

É nesse contexto que surge entre os diversos segmentos religiosos um acirramento da concorrência que tem utilizado as ferramentas de “Marketing” para alcançar cada vez maior número de fiéis.

De modo geral, podemos dizer que todas as Igrejas surgem para atingir o propósito de cuidar das necessidades espirituais de sua comunidade e, à medida que crescem, a organização eclesiástica torna-se mais complexa, pois precisa servir bem não apenas ao número original de fiéis, mas aos vários grupos de interesse que se formam em torno dela. E, todas as “Igrejas Cristãs” têm como meta atingir a totalidade da população humana com seus ensinamentos, sendo que parte delas está se valendo dos conhecimentos científicos do “Marketing” e da “Comunicação” com esse intuito.

O conceito contemporâneo de “Marketing” engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo “ganha-ganha” no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. O “Marketing” se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" idéias e programas sociais. Atualmente as técnicas de “Marketing” são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.

Em poucas palavras, posso dizer que o “Marketing Religioso” é desenvolvido pelas “Igrejas Cristãs” e demais segmentos religiosos com intuito de despertar nas pessoas suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços.

As ações em busca de novos fiéis são realizadas de forma diferente por cada “Igreja” e levam em conta a cultura religiosa da denominação, seguindo experiências anteriores, geralmente alicerçadas nos fundamentos teóricos primordiais e nas tradições daquela instituição. Ademais, esse trabalho depende muitas vezes das habilidades dos recursos humanos disponíveis e da capacidade financeira da entidade religiosa.

É certo que existem muitas divergências teóricas e práticas entre os vários ramos do “Cristianismo”, mas há também algumas partes comuns entre as diversas denominações, como por exemplo, a idéia central de que a razão de ser da “Igreja Cristã” é a reconciliação da criação com o Criador, devendo, portanto, que a Igreja envide esforços para que a “criação humana” seja reconciliada definitivamente com Deus-Criador. Isso é feito, primariamente pelo trabalho de “Evangelização”, que pode ser definida como a ação direcionada para conversão dos fiéis. Em outras palavras, “Evangelizar” é o ato de fazer discípulos para que estes obedeçam todos os ensinamentos deixamos pelo Senhor Jesus Cristo (Mateus 28: 19,20).

Dessa maneira, nesse trabalho, criei um “Ranking das Igrejas Cristãs de Gurupi”, sul do Estado do Tocantins, segundo alguns aspectos do “Marketing Religioso”, tentando levar ao leitor um pouco mais de informação sobre a diversidade cultural e religiosa de nossa cidade. Vale destacar que esse trabalho é uma complementação de um levantamento denominado “Igrejas de Gurupi”, realizado no 1° semestre do ano de 2008, quando identifiquei os principais segmentos religiosos presentes na cidade, e pode ser acessado no seguinte endereço: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/997962

Antes de ir diretamente ao “Ranking”, considero importante lembrar primeiramente que a “Comunicação Humana” se desenvolve em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar 02 (dois) pontos distintos: (1) Comunicação em Pequena Escala, e (2) Comunicação em Larga Escala ou Comunicação de Massa. Assim, dentro da “Comunicação Religiosa em Pequena Escala” enquadro a “Evangelização”, que é a prática de visitação e abordagem de pessoas com a distribuição de folhetos evangelísticos, Bíblias, entre outros materiais. E, para “Comunicação Religiosa de Massa” enquadro o uso dos jornais impressos, os programas de rádio e TV, divulgação de eventos por meio de cartazes e emprego de faixas e placas, propaganda em carros de som, eventos em espaços públicos (cultos em praças, shows gospel, passeatas etc.) e uso da internet. Reforço então que foi justamente baseando nesses 02 (dois) aspectos que estabeleci esse “Ranking das Igrejas Cristãs da Capital da Amizade”.

Dessa forma cheguei a 03 (três) grupos distintos de instituições religiosas, em escala crescente. O primeiro grupo engloba as “Igrejas Cristãs” que empregam de forma restrita as ferramentas de “Marketing” e “Comunicação”. O segundo grupo posiciona-se numa situação intermediária, pois reúne as instituições que usam moderadamente os recursos de “Comunicação na Evangelização”. Por fim, o terceiro e último grupo, que engloba as Instituições que investem fortemente em “Comunicação de Massa”.

A seguir, apresento o “Ranking das Igrejas Cristãs de Gurupi”, segundo o uso das ferramentas de “Marketing” e “Comunicação na Evangelização”, com breve justificativa que embasaram tal gradação.

1º GRUPO

Certamente que a Congregação Crista do Brasil (CCB) é a “Igreja Cristã” que menos faz uso dos “Meios de Comunicação” na conquista de novos membros. Essa denominação religiosa não pratica a “Evangelização extensiva” em espaços públicos (ruas e demais logradouros). Além disso, não faz uso de divulgação de seus trabalhos em nenhum veiculo de comunicação (jornais impressos, rádios, TV etc.). Os membros da CCB não fazem uso de carros de som, nem realizam eventos fora das “Congregações”. É consenso entre os teólogos e religiosos da cidade que a CCB é a instituição religiosa mais discreta de Gurupi.

A Igreja Católica Apostólica Romana engloba a maior fatia da população religiosa de nossa cidade, mas pelas suas características próprias pode ser considerado um grupo religioso que investe pouco em “Marketing Religioso”, o que justifica de certa forma a perda constante de fiéis para outras denominações cristãs. A perda de fiéis e a necessidade de investimento em ações para manutenção do rebanho é tema constante nos bastidores da Igreja Católica de Gurupi, assim como ocorre também em outras localidades de nosso país e do mundo.

A Igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos Dias, conhecida popularmente como Igreja dos Mórmons, faz pouco uso das ferramentas de Comunicação para divulgar sua doutrina. O trabalho de Evangelização da Igreja dos Mórmons é feito quase que exclusivamente pelos missionários, trajados de roupa social e crachá preto, que visitam rotineiramente os lares da cidade.

A Igreja Luterana do Brasil e a Igreja Metodista Wesleyana são instituições cristãs bastante discretas e pouco expressivas no que se refere a “Evangelização”.

A Igreja Cristã Maranata (situada na Avenida Santa Catarina, esquina com a Rua 04, centro) é com certeza uma das denominações religiosas mais pacatas no que se diz à prática de busca de fiés por meio da "Evangelização". Essa "Igreja Cristã" possui uma organização diferenciada e um liturgia que a torna muito diversa da maioria das denominações evangélicas.

As “Testemunhas de Jeová” fazem parte de um segmento religioso bastante conhecido, mas que se difere enormemente dos demais grupos cristãos presentes em nossa cidade. O “processo comunicativo das Testemunhas de Jeová é elaborado sob padrões diferenciados daqueles da comunicação no mundo atual”. Muitos segmentos religiosos têm apoiado o uso da internet, mas, entre as “Testemunhas de Jeová” não há o incentivo para o uso da internet na Evangelização. Tal postura justifica-se em face aos perigos que o meio virtual possibilita, como pornografia, pedofilia e apostasia, principais preocupações e motivos pelos quais as “Testemunhas de Jeová” desaconselham o uso indiscriminado da web. Em geral, as religiões utilizam diferentes meios de comunicação para a prática do “proselitismo”, ao passo que as “Testemunhas de Jeová” seguem o caminho oposto, preferindo o trabalho de casa em casa, com a distribuição de panfletos e Bíblias. Tradicionalmente, as “Testemunhas de Jeová” realizam poucos cultos fora dos “Templos”. Em Gurupi, a festa em “Comemoração a Morte de Jesus Cristo”, que ocorre no “Ginásio de Esportes Idanizete de Paula”, geralmente em abril, é um dos poucos eventos em locais públicos. Por tais características indico as “Testemunhas de Jeová” nessa localidade do “Ranking”, como uma instituição que faz pouco uso das ferramentas de Comunicação. Informo ainda que isso não quer dizer de modo algum que o trabalho de tal grupo, mesmo sendo limitado em termos de uso de tais ferramentas, seja pouco efetivo, mas muito pelo contrário pois é do consenso de grande parte dos gurupienses que as “Testemunhas de Jeová “ é um dos grupos religiosos mais atuantes em termos de divulgação de sua doutrina.

A Igreja Petencostal Deus é Amor (IPDA) está presente em Gurupi através de 03 templos, sendo eles: (1) a Sede da Igreja Petencostal Deus é Amor (Avenida Rio Grande do Norte, esquina com a Rua 16), (2) Congregação do Setor Jardim das Palmeiras (Setor Jardim das Palmeiras, próximo a praça do Setor Malvinas) e (3) Congregação do Setor Eldorado (praça do Setor Eldorado). Essa denominação cristã não faz uso de propaganda em programas de TV, e é contrária ao uso da internet na Evangelização. Por outro lado, a IPDA emprega de forma maciça recursos humanos e financeiros na divulgação de seus ensinamentos por meio do rádio.

A "Igreja em Gurupi" (situada na Avenida Minas Gerais, esquina com a Rua 05) tem uma estratégia diferente de "Evangelização", pois ela faz isso por meio da distribuição e venda de material exclusivo da instituição que é publicado pela Editora Árvore da Vida.

2º GRUPO

Esse segundo grupo reúne as “Igrejas Cristãs” que utilizam ferramentas de Marketing de forma moderada. Elas fazem uso de Evangelização extensiva com visitação em casas, promovem eventos diversos, e de modo geral não possuem restrições doutrinárias quanto ao uso de nenhum meio de comunicação na divulgação de seus trabalhos e na busca de novos fiéis. Ainda assim, fazem parte desse grupo por não dedicar grandes esforços em termos de recursos humanos e financeiros na “Evangelização de Massa”.

Entre tais “Igrejas Cristãs” cito: (1) Igreja Assembléia de Deus, vinculada ao Ministério de Anápolis; (2) Igreja Assembléia de Deus, vinculada a Convenção Internacional das Assembléias de Deus/ Serviço de Evangelização Tocantins-Araguaia (CIAD/SETA); (3) Igreja Assembléia de Deus “Missão”; (4) “Igreja Assembléia de Deus Missão do Brasil”, conhecida popularmente como “Igreja do Alto Falante”, por causa das pregações que são transmitidas através de um alto falante no alvorecer do dia pelo Pastor Sebastião Paulino de Sá; (5) Igreja Batista Tradicional, vinculada à Convenção Batista Brasileira (CBB) está presente em Gurupi com cinco Igrejas, sendo elas: 1ª Igreja Batista (Rua 04, entre as Avenidas Goiás e Pará, Centro), 2ª Igreja Batista “Peniel” (Rua 07, entre as Avenidas Piauí e Pernambuco, Centro), 3ª Igreja Batista “Nova Jerusalém” (Avenida Rio de Janeiro, entre as Ruas 07 e 08, Centro), 4ª Igreja Batista (Avenida Rio Branco, entre as Ruas 11 e 12, Centro) e a 5ª Igreja Batista “Nova Esperança” (Setor Casego); (6) Igreja Presbiteriana Tradicional; (7) Igreja Presbiteriana Renovada, que faz a divulgação de seus trabalhos por meio do “Jornal O Evangélico”, e é uma das Igrejas Cristãs responsáveis pelo sucesso da Aliança de Ministros Evangélicos de Gurupi (AMEG); (8) Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus (ITEJ), mais conhecida como “Casa da Benção”; (9) Igreja Cristã Evangélica; (10) Comunidade Sara Nossa Terra; (11) Comunidade Fonte da Vida; (12) Comunidade Evangélica, Ministério Comunidade Adoração; (13) Igreja de Cristo, vinculada ao Ministério Nova Terra; (14) Igreja Tabernáculo da Fé; (15) Igreja de Deus no Brasil; (16) Igreja Videira (antiga Igreja Vida Nova); (17) Igreja Evangélica Avivamento Bíblico; (18) Igrejas Batistas Renovadas, vinculadas a Convenção Batista Nacional (CBN) que são três em Gurupi: Igreja Batista Sião (Avenida Ceará, próximo da Rodoviária), Igreja Batista Filadélfia (Setor Nova Fronteira) e Igreja Batista Ebenézer (Avenida Alagoas, esquina com a Rua 17); (19) Igreja da Tenda do Pastor Sérgio (Avenida Paraíba, esquina com a Rua 10, próximo à Rodoviária); (20) Igreja Petencostal Restauração de Filadélfia (Rua 14, entre as Avenidas Pará e Goiás, centro); e (21) Igreja Internacional do Poder de Deus (Avenida Piauí, entre as Ruas 12 e 13, centro).

A Igreja Apostólica, vinculada ao Ministério Sagrado da Santa Vó Rosa, que fica na Rua 04, Lote 12, Quadra 18, nº 262, Setor Jardim Eldorado, foi enquadrada aqui, meramente por não ter conseguido obter informações necessárias ao adequado posicionamento. Abro um parêntesis aqui para externar um descontentamento pela grande dificuldade que tive no levantamento de boa parte das informações para a maioria das instituições consultadas.

3º GRUPO

E, por fim, o terceiro grupo que utiliza fortemente o “Marketing Religioso”, com emprego expressivo de recursos humanos e financeiros na “Evangelização de Massa”.

Entre tais denominações podemos citar: (1) Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza passeatas e conta com apoio do Canal Sil TV; (2) Igreja do Evangelho Quadrangular é atuante na “Evangelização extensiva” e realiza tradicionalmente o “Sermão da Montanha”, que já faz parte do calendário religioso local, reunindo milhares de fiéis em cada edição; (3) Igreja Evangélica Assembléia de Deus (IEAD), do Ministério Madureira, que foi a primeira denominação protestante a chegar em Gurupi, em 1956. Hoje ela conta com site na internet, programa de rádio e de TV, jornal impresso e uma gama de atividades para levar adiante sua missão de evangelismo.

Não poderia deixar de mencionar o trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), liderada mundialmente pelo Bispo Edir Macedo, que juntamente com a Igreja Internacional da Graça de Deus, do Missionário R.R Soares são conhecidíssimas pelo emprego de ampla programação televisiva.

Mas, de todas as “Igrejas Cristãs” em Gurupi, recentemente a Igreja Mundial do Poder de Deus é a que mais se tem destacado, apresentando um crescimento extraordinário. Ela é uma “Igreja Neopetencostal” e faz uso enorme dos “Veículos de Comunicação” para alcançar o maior número de seguidores. Destaco ainda que o trabalho de “Evangelização de Massa” com uso de programas de televisão e rádio da Igreja Mundial do Poder de Deus ainda é feito somente em programação nacional, mas mesmo assim têm surtido efeitos estrondosos em níveis local e estadual.

Aparentemente, observo que as “Igrejas Cristãs” que mais tem crescido, especialmente nos últimos anos, são aquelas que usam de forma mais arrojada as estratégias de “Marketing” e “Comunicação de Massa” na busca de novos fiéis.

É claro que esse trabalho é algo apenas preliminar e certamente que necessita ser aprofundado, pois esse “Ranking” precisa ser confirmado através da checagem precisa do número de pessoas e recursos financeiros empregados em cada uma dessas instituições, entre outras coisas. Mas, de modo geral, pode-se ver em pesquisas já realizadas em outras localidades e em consulta aos dados disponíveis na internet que, assim como tenho visto a olho nu em nossa cidade, em diversas partes do Brasil e do mundo as “Igrejas Cristãs” que mais crescem são, sem dúvida alguma, aquelas que empregam de forma adequada as ferramentas de “Marketing” e de “Comunicação de Massa”.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Gurupi – TO, Julho de 2009.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 20/07/2009
Reeditado em 05/12/2011
Código do texto: T1710376
Classificação de conteúdo: seguro