Lições Bíblicas - "E Disse Jesus" Lição 1

A Missão de Cristo e o Cumprimento da Lei e dos Profetas

Lc 5.31-32; 24-.25-27

Introdução

O Senhor Jesus Cristo veio para que se cumprisse na Terra a verdadeira Palavra de Deus, aquela ministrada pelo Senhor Jeová aos seus profetas. Veio para trazer vida em abundância aos pecadores confessos, aqueles que se arrependem e são desejosos de nova vida.

1- Jesus trouxe a Vida – Um dos trechos mais conhecidos da Bíblia é aquele onde Senhor Jesus declara que é o caminho, e a verdade, e a vida (Jo 14.6). O Senhor Jesus é a Palavra verdadeira de Deus personificada, o caminho para que tenhamos vida. A Cristo devemos nos encaminhar para que possamos nos aliviar de toda a carga maléfica que nos é imposta pelo pecado (Mt 11.28).

2- As Escrituras revelam o Salvador - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos (Lc 24.44 ). O Senhor Jesus declarou que era conveniente que as Escrituras fossem cumpridas para que o objetivo de Deus para com a humanidade lograsse êxito.

a- Jesus na Lei de Moisés – Deus declara a Abraão que, por sua obediência, em sua semente seriam benditas todas as nações da Terra (Gn 22.18; 26.4). Somos todos, dessa forma, abençoados por Deus através da descendência de Abraão (Mt 1.1-2). O Senhor, no relato mosaico em Gênesis 3.15, aponta o futuro da serpente que incitara Eva ao pecado inicial, revelando a vitória da semente da mulher, Jesus, sobre sua semente, Satanás. (Ler, ainda, Gn 49.10; Lc 1.32-33).

b- Jesus nos Profetas – O profeta Isaías profetizou a vinda do Messias, que nasceria de uma virgem (Is 7.14), e, da criança nascida, o Senhor Deus fez um Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is 9.6). Jeremias profetiza que um Renovo justo seria dado a Davi, um reinado no qual o juízo e a justiça seriam praticados na terra (Jr 23.5). Verdadeiramente, o Senhor Jesus veio para manifestar a sua justiça, aquela graça advinda da fé do crente, pois, como está escrito, o justo viverá da fé (Hc 2.4). O Senhor Jeová revelou ao profeta Miquéias de onde sairia aquele que reinaria sobre Israel, aquele que é desde os tempos da eternidade (Mq 5.2; Jo 1.1). (Ler, ainda, Ez 34.23)

c- Jesus nos Salmos – Davi, em seus salmos, foi divinamente inspirado para anunciar momentos da vida do nosso Salvador: o Salmo 41 revela a traição de Judas (v.9), aquele que pegaria de Seu pão; o Salmo 22 revela o momento da crucificação, quando Jesus foi transpassado nas mãos e pés (v.16), e Suas vestes foram repartidas (v.18); e, ainda, o Evangelho de João relata o zelo do Senhor Jesus pela Sua casa, quando expulsou os vendedores e cambistas, lembrando, então, os discípulos do Salmo 69.9.

3- O cumprimento da Lei - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir (Mt 5.17). Jesus, como homem, cumpriu os mandamentos da lei: foi circuncidado e apresentado ao Senhor (Lc 2.21-24, 39), sacrificava conforme a lei e participava das festas anuais (Lc 2.41-42).

4- O Sacrifício - Os sacrifícios do povo de Israel não se apresentavam como meio de salvação - pois era símbolo do arrependimento que o acompanhava-, mas como um meio para reter a graça de Deus para com seu povo, evitando que fosse interrompida a comunhão existente entre Deus e o indivíduo- ou todo o povo. Portanto, a graça do Senhor operava por intermédio do sacrifício para aliviar o sentimento de culpa do pecador e para manter a comunhão com o Senhor. O Senhor Jesus veio para executar o sacrifício perfeito, não aquele que derramava sangue de animais, mas o sangue do cordeiro imaculado (Hb 4.15; 10.1-4).

a- Jesus Sacerdote Perfeito e Eterno: o Messias cumpriu o sacrifício pelos pecados de todos, como um sacerdote perfeito, oferecendo um único e perfeito sacrifício (Hb 10.11-14). O seu sacerdócio é perfeito e eterno, como figurou o de Melquisedeque, permanecendo para sempre (Hb 7.23-24).

b- Cordeiro para o pecado de todos: Jesus foi apresentado como o cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo (Jo 1.29), cumprimento da lei dos sacrifícios, quando o animal sacrificado não deveria ter mancha alguma, e, também, cumprindo a profecia de Isaías (53.7). Ele foi ferido por nossas transgressões, e pelos nossos pecados padeceu (Is 53.5).

Conclusão

O Cordeiro imaculado veio ao mundo para trazer vida através do cumprimento da Palavra e da Lei do Senhor, pois Sua Palavra não volta atrás. As profecias se cumpriram, os sacrifícios também, e o Sacerdote perfeito oferece-se como sacrifício aos enfermos pelos pecados, que, crendo, obtêm a salvação eterna através do arrependimento.

Próxima lição: O Arrependimento

De autoria própria, busquei, em oração a Deus, estudar as palavras de Jesus, seus ensinamentos, para uma vida saudável espiritual e materialmente. As doze lições foram ensinadas em minha congregação, A.D. Casa de Adoração, Realengo, RJ.

Rogerio Bandeira
Enviado por Rogerio Bandeira em 13/08/2009
Código do texto: T1752390
Classificação de conteúdo: seguro