O que mudou em nossas vidas?

Independente dos fatos negativos que a gripe da moda (Influenza A - H1N1) vem causando em todo o mundo, acredito que a partir dessa situação é possível vislumbrar algo positivo. Uma vez que há uma espécie de “crise”, e crise é um termo que na cultura chinesa significa “perigo e oportunidade”. Embora estejamos em perigo, o fato é que não podemos, neste momento, perder a oportunidade de promovermos uma mudança de hábitos. Acredito que muitas pessoas já iniciaram esse processo de mutação em seus hábitos, atitudes e no modo de viver.

A verdade é que não precisaríamos dessa “crise” para incorporar hábitos simples e necessários, que deveríamos ter constantemente, independente se há uma ameaça de vírus (bomba) como esse que está a nos aterrorizar. É verdade também que nunca vimos as pessoas higienizando tanto as mãos, com álcool gel, como nessas últimas semanas. Ora, mãos sempre tivemos, e os vírus livremente passeavam por elas. Até então, já presenciei diversas vezes, mulheres entrar e sair de banheiros coletivos sem lavar as mãos, principalmente no inverno, época seca em que estamos mais propícios a contrair um resfriado ou gripe.

Mas, o importante é que as pessoas estão agindo e isso é bom. Ontem, ouvi em noticiários que as vendas de medicamentos homeopáticos aumentaram em mais de 50%, ou seja, as pessoas estão se preocupando em fortalecer o seu sistema imunológico. Eis uma atitude válida, pois, antes um medicamento homeopático ou fitoterápico, mais baratos e ecologicamente corretos do que padecer do bolso no balcão da farmácia com medicamentos alopatas.

Contudo, nessa história toda, o impressionante é que vejo a maioria das pessoas falando sobre mudanças de hábitos que visam somente o exterior, ou seja, preocupa-se com a higiene do espaço, casa, corpo, escritório, carro, etc., mas não ouço pessoas falando de mudança interior. Será que a nossa mente não necessitaria de uma faxina também? Será que o nosso interior não precisa ser reexaminado? Porque um fato é certo, só há mudança quando, diariamente, exercita-se a mente. É o exercício da meditação, da reflexão e do questionamento que orienta nossas escolhas, e nossas escolhas e decisões - que estão intimamente relacionadas com o mundo e com o outro - precisam ser coerentes e positivas.

Acredito que o importante é saber que alimentar-se melhor, viver melhor, amar de verdade, estressar-se menos, exercitar-se mais, meditar, ler bons livros, conversar com amigos, ser benevolente, não lastimar, não criticar, sorrir mais, fumar menos, comer menos gordura saturada e todas aquelas delícias que nos deixam obesos, são medidas fundamentais para fortalecermos nosso sistema imunológico, uma vez que, para se ter saúde é preciso que corpo, mente e coração estejam em equilíbrio. Porque doença significa a falta de harmonia e um forte desequilíbrio em nosso organismo. O fato é que não basta nos alimentarmos quantitativamente bem, se não nos perguntarmos qual benefício o alimento que estamos ingerindo vai contribuir com nossa saúde. Senão, acabamos simplesmente comendo por comer. E muita das vezes ingerindo aqueles alimentos que são saborosos, mas que são pobres em vitaminas e nutrientes, os quais são o nosso escudo contra as doenças.

Enfim, no auge dessa pandemia da gripe A, o importante é observar e refletir sobre o que mudou em nossas vidas. Acredito que muitas pessoas estejam cuidando mais de si mesmas e de seus filhos. Mas um cuidar de modo saudável e sem neuroses, porque radicalismo é outro extremo que deve ser evitado.

Silvia Santana
Enviado por Silvia Santana em 16/08/2009
Código do texto: T1757525
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.