ENSAIO SOBRE O ESQUECIMENTO

ENQUANTO ANDAMOS ESQUECIDOS, TEM GENTE QUE SE ESQUECE DE SI MESMO, PORÉM INVADE TUDO QUE NÃO LHE PERTENCE, UMA SITUAÇÃO CORRIQUEIRA NO MEIO DA MULTIDÃO, UMA SOMBRA NA SOMBRA DE UMA ARVORÉ, VOCÊ OLHANDO VOCÊ PELA MILIONÉSSIMA VEZ, VEJA O QUE ESTÁ VENDO SE VOCÊ É VOCÊ, POR FAVOR, ACUSA-SE OU CALE-SE PARA SEMPRE, FACE TO FACE* EM A HAVE NICE DAY**.

A GENTE SEMPRE ESQUECE ALGO POR AI, EU POR EXEMPLO JÁ ESQUECI GUARDA-CHUVA EM DIA DE CHUVA, JÁ ESQUECI ÓCULOS DE SOL EM DIA DE SOL, ESQUECI RELÓGIO QUE NÃO É TÃO ESSÊNCIAL, MAS SABEMOS A FALTA QUE FAZ NOS DIAS DE HOJE, JÁ ME ESQUECI DE VIVER, JÁ ME ESQUECI DE NAMORAR, JÁ ME ESQUECI DE TE DIZER EU TE AMO, A GENTE ESQUECI PORQUE ACREDITA NA INFINITA BONDADE DE DEUS EM NÓS CONCEDER COM A SUA MISERICÓRDIA OUTRO DIA, POR ISSO ESQUECEMOS.

PEGO O ÔNIBUS SENTIDO CENTRO MEU BAIRRO, ENTRO TRANQUILO E SEMPRE PROCURO PASSAR LOGO A ROLETA E SENTAR QUANDO TEM LUGAR DO MEIO DO ÔNIBUS PRA FRENTE, PORÉM ESTE DIA FIQUEI SENTADO ANTES DA ROLETA, NA CIDADE QUE MORO ENTRA-SE PELA PORTA TRASEIRA, TIREI A CARTEIRA DO BOLSO, RETIREI O DINEHIRO, E COLOQUEI A CARTEIRA EMBAIXO DA PERNA, LEVANTEI E ESQUECI A CARTEIRA NO ASSENTO, SÓ DEI POR FALTA QUANDO CHEGUEI EM CASA AI JÁ ERA TARDE DEMAIS. ENTÃO: DEPOIS DE UM MÊS FUI BUSCAR A CARTEIRA EM OUTRO BAIRRO CONTINHA TODOS OS DOCUMENTOS, PORÉM O DINHEIRO NECA DE PITIBIRIBA, ESTE É UM CASO.

SEMPRE QUE VIAJO LEVO MEUS ÓCULOS UM DE SOL E OUTRO PARA LER, DEPOIS DOS 40 ANOS É ASSIM NÃO TEM JEITO, CHEGUEI À RODOVIÁRIA DE CAMPINAS, FUI A LAN HOUSE, UTILIZEI-A E, ESQUECI O ÓCULOS DE SOL NA LAN HOUSE, QUANDO ESTAVA NO ÔNIBUS SENTIDO MARÍLIA QUE DEI POR FALTA JÁ ERA TARDE, FUI PARA MARÍLIA PENSANDO, PENSAR É BOM NESTES CASOS DE ESQUECIMENTO, MAS PENSAR COM FÉ, ENTENDENDO A LÓGICA DO ESQUECIMENTO.

QUANDO CHEGUEI AO DESTINO, FUI LOGO PROCURANDO SABER DO TELEFONE DA RODOVIÁRIA DE CAMPINAS, LIGUEI PARA RODOVIÁRIA, E DISSE QUE TINHA ESQUECIDO OS ÓCULOS NA LAN HOUSE, A ATENDENTE ME DISSE.
_ DEPOIS O SENHOR ME LIGA QUE VOU VERIFICAR.
_OK! MEUS ÓCULOS ESTÁ PERSONALIZADO, OU SEJA, TÊM MEU NOME ESCRITO NA CAPA.
_ A ATENDENTE, TUDO BEM.
_LIGUEI DEPOIS E, ELA ME DISSE QUE OS ÓCULOS ESTAVA NO SETOR DE ACHADOS E PERDIDOS, E EU DISSE ASSIM QUE EU ESTIVER DE VOLTA À CAMPINAS EU VOU AO SETOR DE ACHADOS E PERDIDOS PARA RETIRAR OS ÓCULOS.

O GUARDA-CHUVA ESQUECI NO SHOPPING INTERLAGOS/ SP, ALMOCEI NUM RESTAURANTE COMIDA MINEIRA, PEDI DE CARA UMA PINGA, FUI AJEITANDO O QUE COMER, COLOQUEI NO PRATO, FEIJÃO, ARROZ, COUVE, UM POUCO DE SALADA, TORRESMO, PIMENTA QUE ADORO, PEDI UM SUCO DE MELANCIA, PAGUEI A CONTA E ME DIRIGI PARA SENTAR E INÍCIAR O ALMOÇO, A COMIDA ESTAVA UMA DELÍCIA, COMI BEM GRAÇA À DEUS, DESCANSEI UM POUCO DO ALMOÇO, E APROVEITEI PARA LER DUAS PÁGINAS DO LIVRO DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS, PEDI UM CAFÉZINHO, RELAXEI, E DEPOIS SAI DO LOCAL PARA IR AO CINEMA, QUANDO ESTAVA PRÓXIMO AO CINEMA, LEMBREI QUE TINHA ESQUECIDO O GUARDA-CHUVA EM CIMA DA MESA DO RESTAURANTE.

VOLTEI AO LOCAL E PERGUNTEI AO MENINO QUE TRABALHA NO RESTAURANTE SE ELE TINHA VISTO UM GUARDA-CHUVA, ELE ME DISSE QUE O SEGURANÇA DO LOCAL TINHA LEVADO O GUARDA-CHUVA PARA O SETOR DE ACHADOS PERDIDOS DO SHOPPING, CHEGUEI LÁ, ESTAVA O GUARDA-CHUVA, ENFIM, EU ESQUEÇO ALGUÉM ACHA E ME ENTREGA, VERDADEIRAMENTE TENHO TIDO SORTE EM ENCONTRAR AQUILO QUE PERCO.

A CAPA DO CELULAR: CHEGUEI AO AEROPORTO CONGONHAS CANSADO, SUPER CANSADO NÃO TINHA DORMIDO A NÃO SER NO VÔO QUE FIZ DE FLORIANOPÓLIS À SÃO PAULO, CHEGUEI POR VOLTA DAS 08H00 HORÁRIO NORMAL, PAREI EM FRENTE AO BANHEIRO COM O CARRINHO DE BAGAGENS, TIREI O CELULAR DA MOCHILA E FUI FAZER UMA LIGAÇÃO, LIGUEI, E DEPOIS COLOQUEI O CELULAR NO BOLSO, QUANDO ESTAVA NO HOTEL LEMBREI QUE EU TINHA ESQUECIDO A CAPA DO CELULAR COM UMA BATERIA RESERVA DENTRO, SABIA QUAL ERA O LOCAL DO ESQUECIMENTO, FIZ O CHECK-IN NO HOTEL, LEVEI AS BAGAGENS PARA O APARTAMENTO, E DESCI EM DIREÇÃO DE NOVO AO AEROPORTO DE CONGONHAS O HOTEL FICA PRÓXIMO AO AEROPORTO, CHEGANDO LÁ FIZ UMA PERGUNTA A MENINA.
_VOCÊ VIU UMA CAPA DE CEULAR POR AQUI.
_ MEU AMIGO QUE TRABALHA NO BANHEIRO ACHOU VOU CHAMÁ-LO PARA QUE ELE POSSA TE ENTREGAR.
_OK! ELA PEGOU NA MÃO DA SUA AMIGA E FOI CORRENDO LÁ CHAMAR O RAPAZ EU FIQUEI AGUARDANDO SENTADO NUMA CADEIRA EM FRENTE AO BANHEIRO, QUANDO CHEGOU O RAPAZ, EU PERGUNTEI VOCÊ ESTÁ PROCURANDO QUEM PERDEU UMA CAPA DE CELULAR.
_ ELE RESPONDEI SIM.
_ SOU EU.
_ É ESTA AQUI.
_SIM! ELE ME DEVOLVEU, EU DEI UMA GORGETA A ELE DE R$10,00, APERTEI A MÃO DELE E DISSE MUITO OBRIGADO, E FUI EMBORA.

ENSAIO SOBRE O ESQUECIMENTO, UMA PARADINHA PARA A GENTE ENTENDER QUE SEMPRE QUE VOCÊ ESQUECER ALGO DEVE VOLTAR AO MESMO LOCAL, PENSAR POSITIVO E IR AO LOCAL É A MELHOR MANEIRA DE VOCÊ LEMBRAR QUE ESQUECEU.

FACE TO FACE* = FACE A FACE
A HAVE NICE DAY** = TENHA UM BOM DIA

 
DESCALÇO EM PARIS

ESTRANHOS SE ENCONTRAM PELO SORRIR
COMPRAM FLORES JUNTOS E DOAM-SE
ESTRANHOS AMORES COM PARTILHA
E EU FICO À OLHAR A ELEGÂNCIA DO METRÔ DE SUPERFÍCIE

PUXO A MINHA MALA DE UM LADO PRO OUTRO
A ESMO NESTA RUA APINHADA DE GENTE
QUANDO DOU POR MIM
ESTAVA DESCALÇO EM PARIS
Moisés Cklein
Enviado por Moisés Cklein em 19/08/2009
Reeditado em 19/08/2009
Código do texto: T1762544
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.