Capítulo 5

Entendendo o Ser Físico, Emocional e o Mental.


As crianças e os jovens são seres cheios de energia e nós, adultos, teimamos em querer que eles fiquem horas e horas sentados em suas carteiras recebendo montanhas de informações.

Sabemos que a escola tem a função de informar, de passar o conhecimento culturalmente adquirido e que os jovens terão que enfrentar os vestibulares e toda a competição existente em nossa sociedade.

Todavia, nada impede que ministremos aulas cheias de informação e ao mesmo tempo saibamos lidar com a energia juvenil, canalizando-a para atos produtivos e socialmente aceitáveis.

A energia física, corporal, é a mesma energia mental que utilizamos nos processos de pensamento e no raciocínio, só que muito mais densa e pesada.
As energias emocionais (raiva, alegria, medo, etc.) são mais densas que as mentais e muitas vezes ficam fora de nosso controle por ignorarmos seus mecanismos de expressão e controle.

Vamos entender melhor tudo isso.

O corpo físico é a parte densa e visível do ser humano.
É o corpo que expressa no mundo material os efeitos dos pensamentos, sentimentos e emoções, que são a parte mais sutil (todavia determinantes de tudo o que acontece no corpo físico).

As pessoas apresentam manifestações físicas as mais variadas, de acordo com seu mental e seu emocional.
Há pessoas que acordam de manhã bem dispostas e bem humoradas.
Outras já acordam mal humoradas, pesadas e sonolentas.
Há pessoas cujo corpo é muito sensível e não suporta dor, frio, calor, falta de alimento.
Outras já se ressentem menos e suportam melhor as pressões do meio ambiente. Tudo isso é em grande parte produto da mente e do psiquismo.

Já a parte emocional é menos densa que o corpo físico, mas muito mais sensível. Aprendemos desde crianças a limpar, cuidar e proteger o nosso corpo físico, mas não aprendemos o mesmo com relação ao nosso corpo emocional.

A criança traz consigo um vasto arquivo de impressões gravadas no seu emocional provenientes da gestação, do nascimento, da primeira infância.
Compete sim aos adultos amenizar as mais dolorosas, direcionando essas energias para canais positivos, saudáveis, afetivos.

Quanto à mente lógica e racional, é mais sutil e também traz impressões e conhecimentos gravados.
Há muitas diferenças individuais na inteligência, na facilidade ou dificuldade em aprender e nas aptidões para diferentes áreas do conhecimento.

No campo mental a escola tem se desenvolvido mais, pois dá atenção quase que exclusiva ao pensamento, raciocínio e memória.
Todavia, há muito a aprimorar nesse sentido, se os aspectos anteriormente citados forem desenvolvidos harmoniosamente, ligados a outra área pouco explorada: a imaginação e a criatividade.

Levando em conta os aspectos físicos, emocionais e mentais do ser humano, o professor pode organizar atividades que atendam a esses três aspectos, de acordo com a idade, o tipo de aluno, o período em que estudam e a duração das aulas.

Estaremos apresentando algumas sugestões nos próximos capitulos.

continua...             

Para ler o próximo capítulo clique:
http://www.escoladeevolucao.com/visualizar.php?idt=1814179
               

.

Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 15/09/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1812309
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.