Capítulo 9
Atividade de Limpeza e Energização.


Antes de iniciar qualquer atividade mais passiva e introspectiva, é importante realizar exercícios bioenergéticos mais intensos, para soltar as energias densas e propiciar o relaxamento necessário.

Este exercício pode ser feito sempre, no início do dia, ou a qualquer momento, quando perceber que os alunos estão desmotivados ou desatentos.

Faça assim:
(música rítmica e rápida)
1-Todos em pé. Esfregar as mãos. Andar pela sala. Movimentar os braços. Esticar, abaixar, levantar, saltar, balançar o corpo. Sempre caminhando pela sala, cada vez mais rápido, respirando no mesmo ritmo, inspirando pelo nariz e soltando pela boca.

2- Passar as mãos pelo corpo, como se estivesse se limpando e jogando a sujeira no chão, sacudindo as mãos. Bater os pés no chão. Pular. Gritar com som ou sem som (só fazendo o gesto), dependendo se é permitido ou não fazer barulho.

3- Deixar o corpo sacudir livremente. Socar o ar. Deixar vir gestos, sons, movimentos, caretas,fingir que está lutando, o que der vontade.

4-Quando perceber que fizeram o suficiente para descarregar as tensões, faça ir voltando ao normal, relaxando e respirando cada vez mais suavemente.

Este exercício deve ser feito cada um por si, sem prestar atenção nos demais, olhos fechados, sempre respirando como foi descrito.

Se perceber que algum aluno se excede, agitando-se demais, aproxime-se dele, tocando-o de leve no braço e peça que se acalme.


Terminada a música, coloque outra mais calma, faça com que eles se sentem ou deitem, se for possível, e respirem calma e profundamente.

Aproveite este momento de calma para sugerir atitudes positivas, sempre de forma geral e abrangente:
• Sou bom estudante.
• Aprendo com facilidade.
• Sou inteligente.

No início darão muita risada, ficarão inibidos, tentarão rir dos outros. Não desanime. Aos poucos se acostumarão e farão o exercício com grande alívio e alegria.

continua...      

Para ler o próximo capítulo clique:
http://www.escoladeevolucao.com/visualizar.php?idt=1816625


Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 17/09/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1814785
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.