Capítulo 12

Estar em tempo presente.


A vida se constrói pelos momentos consecutivos que vamos vivendo, um a um.

O único momento em que a vida é real, criativa, intensa, verdadeira, é o momento presente e é só no presente que podemos realmente sentir.
Sempre que sonhamos, divagamos, pensamos no passado, imaginamos, ou tememos o futuro, não estamos vivendo verdadeiramente, mas sim fazendo projeções mentais.
Quanto mais fugimos do momento presente, mais impotentes ficamos para viver a vida de forma completa e real.

A mente é um instrumento que possuímos e que serve para raciocinar, lembrar, imaginar, projetar.
Acontece que nós temos pouco controle sobre nossa mente e ela nos domina: pensamos o tempo todo e nos sobra pouca atenção e pouco tempo para viver e sentir o momento presente.

Quanto mais pudermos estar em tempo presente, mais saudáveis ficaremos, porque é só no momento presente que podemos agir, decidir, resolver, sentir.
O passado passou e não há como mudá-lo; entretanto, tudo o que vivemos no passado e não ficou bem resolvido, age como um ímã inconsciente sobre nós e fica atraindo uma parte de nossa atenção.
Isso cria um estado meio sonolento, pesado e não conseguimos nos dedicar ao presente com toda a nossa vivacidade.

Quanto ao futuro, este ainda não chegou e não há como vivê-lo antecipadamente. Porém, quando não temos muita consciência do presente, tendemos a correr para o futuro, achando que lá estaremos melhores, que lá seremos felizes, que só naquela situação futura haverá paz ou felicidade.
Corremos, criamos tensão, insatisfação, pressa.
E quando aquela situação chega (se é que chega...), sentimos um vazio, uma sensação de frustração e de inutilidade.
E toca a colocar novas expectativas para o futuro e correr, correr...
Isso cria um estado de ansiedade, nervosismo, impaciência e agitação, impedindo a concentração e o aprendizado.

Todavia, se prestarmos atenção ao momento presente, perceberemos que ele é cheio de paz e de possibilidades.
Tudo está aqui, agora, no momento presente.
Aqui estão as idéias, as soluções, as oportunidades.
Aqui começa e termina tudo, porque aqui, além da altura, largura e comprimento, existe uma quarta dimensão: a profundidade.
Essa profundidade é assustadora, porque é infinita, e não oferece nenhuma segurança, a não ser a confiança: soltar-se no momento presente é confiar.
É isto que buscam as pessoas que meditam: encontrar-se totalmente no momento presente; parar a mente e aprofundar-se em si mesmas.

Mas voltando ao nosso assunto pedagógico, temos que tentar trazer nossas crianças para tempo presente.
Isso não é difícil para a maioria delas, pois a mente infantil ainda não dominou o sentir como acontece com os adultos; porém há crianças mais desligadas ou, pelo contrário, mais agitadas, as quais precisam fazer muitos exercícios de limpeza e energização, e também as atividades que apresentaremos a seguir.

  continua....                                           

Para ler o próximo capítulo clique:
http://www.escoladeevolucao.com/visualizar.php?idt=1818720
Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 19/09/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1818717
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.