Capítulo 13 

Cuidando do corpo.


Normalmente, somos tão inconscientes do nosso corpo, que só o sentimos quando dói, fica desconfortável ou quando não estamos contentes com alguma parte que queremos que seja diferente.

Esta atividade tem o objetivo de sentir e tocar o nosso corpo com uma atitude de aceitação e afeto, conversando com ele, pois se começarmos a prestar atenção, perceberemos que nosso corpo pode nos ouvir e entender.

Música suave.
Em pé, podemos formar um círculo e enquanto esfregamos lentamente as mãos, vamos balançando gentilmente para um lado e para o outro, olhos fechados, sentindo os pés dentro dos sapatos, prestando atenção na respiração, ar que entra, ar que sai, relaxando.

O professor conduz o exercício e enquanto fala em voz alta, vai massageando seu próprio corpo, tal como é explicado adiante.

“Meu querido corpo, você é um ótimo corpo.
Gosto muito de você, você funciona muito bem; leva-me para qualquer lugar, senta, levanta, corre, dança e nunca reclama.
Quero que você esteja sempre saudável e bonito.
Por isso eu cuido sempre de você, lavo, arrumo, visto, escovo seus dentes, penteio seus cabelos, deixo você asseado, arrumado, bonito.
E isso não é para mostrar aos outros, mas para você e para mim.
E não é só por fora.
Por dentro também cuido de você, bebendo e comendo bons alimentos;eu não exagero nos doces, não tomo bebidas alcoólicas, não fumo, não uso drogas, pois sei que você detesta tudo isso.” (se sentir que é o momento, estenda o assunto, de acordo com a turma que estiver sendo trabalhada).

Usamos “você” ao nos dirigirmos ao corpo propositalmente, para que as crianças comecem a entender que o nosso corpo é nossa responsabilidade, faz parte de nós, mas não somos o corpo e sobreviveremos a ele.

Enquanto fala, peça que os alunos deixem o corpo solto, relaxado, balançando suavemente ao sabor da música, e com as mãos, vão massageando suavemente o rosto, o couro cabeludo, a nuca, o pescoço, os ombros, os braços, as mãos.

Oriente-os para ir percebendo áreas de tensão e ir soltando-as com a massagem e com a respiração, inspirando pelo nariz e soltando pela boca.

Aos poucos, suavemente, vão massageando o ventre e toda a região das costas que puderem alcançar.
Se quiserem, podem sentar no chão para massagear pernas e pés e um pode massagear ombros e costas para o outro.

Terminando, ficam todos em pé, se espreguiçam longamente, formam um círculo e cada um dá um abraço carinhoso em si mesmo, com gratidão e amor ao próprio corpo.
Se sentirem vontade, podem trocar abraços com os colegas.

Esta atividade costuma terminar em um ambiente de muita paz e confiança, ensinando que podemos nos conhecer, nos amar e respeitar , ao mesmo tempo em que amamos e respeitamos aos demais.


                 continua...

Para ler o próximo capítulo clique:
http://www.escoladeevolucao.com/visualizar.php?idt=1820296


Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 19/09/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1818720
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.