Capítulo 15

Movendo o Corpo.


Música suave, depois mais rápida.

Em pé. Se possível pés descalços. Espreguiçando-se. Esticando bem o corpo. Bocejando. Caminhar pela sala devagar. Sentir os pés tocando o chão. Levantar e baixar os braços. Vários movimentos com os braços: levantar, bater palmas, baixar, cruzar as mãos nas costas. Abaixar o tronco, tocar os pés. Dar pulinhos. Saltitar num pé, depois no outro. Respirar forte, fazendo ruído. Bater os pés no chão.

Música rápida. Fazer sons, ruídos esquisitos, poses esquisitas. Caretas. Monstros. Mandar embora os monstros com gestos. Andar em atitude forte, decidida, ombros erguidos, peito para fora. Andar em atitude triste, ombros caídos, olhando para o chão. Andar em atitude alegre, amigável. Olhar para os colegas, ao cruzar com eles e sorrir levemente.

Agora, música mais suave. Fechar os olhos e deixar o corpo se mexer à vontade, sentindo e prestando atenção aos gestos e movimentos, colaborando com eles, sem forçar. No início, dar uma ajuda, mas depois deixar que os movimentos sejam espontâneos.

Esta parte pode durar uns dez minutos.

Quando sentir que os movimentos estão soltos e o ambiente é de bem estar e alegria, forme a roda e peça que cada um por vez vá ao centro e faça uma afirmação positiva:
• Sou feliz.
• Gosto de mim.
• A vida é boa.
• Tudo dá certo para mim.
• Vivo cada momento com alegria.


A cada afirmação a roda responde em coro com um sonoro: “Sim!”.

Esta atividade costuma terminar em clima de muita alegria e otimismo.

     continua...                                                                   

Para ler o próximo capítulo clique:
http://www.escoladeevolucao.com/visualizar.php?idt=1822010  
Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 20/09/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1820301
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.