Capítulo 16

Outras Atividades.



As atividades até aqui propostas visam promover a descontração, a soltura, em um ambiente de confiança e calor humano. As crianças começam a perceber seus corpos, e, ainda mais, a perceber muito sutilmente que o corpo é uma parte nossa que é muito querida, mas que nós não somos o corpo; ele não é o nosso centro.

Alcançar o nosso centro significa nos centrar, nos apoiar em nós mesmos, deixar de buscar desesperadamente algo fora de nós para nos suprir, nos alimentar, nos firmar. A maioria dos adultos também está descentrada, fora de seu centro. Daí tantas buscas frustradas, tantas ilusões e tantas decepções; tantos vícios, sofrimentos e depressões.

As emoções instintivas como a raiva e a agressividade, muitas vezes podem ser induzidas por estímulos externos. Se ficarmos atentos às situações que nos causam estas emoções, poderemos aprender a controlá-las e até expressá-las, sem entrar em situações dramáticas ou perigosas socialmente.

Isso se aplica também à energia sexual, que é uma energia instintiva de criatividade e que pode também ser controlada e canalizada para fins criativos. O professor vai sentir se pode conversar sobre sexualidade com sua turma. Se puder será ótimo, pois vai ajudar muito aos adolescentes a entenderem suas emoções.

As atividades seguintes tentam ensinar as crianças a expressar suas emoções, tanto nos momentos de atividades físicas ou esportivas, como nos momentos de crise, de forma a não causar danos a si mesmas e nem aos demais. Têm também o objetivo de tornar as crianças mais calmas, equilibradas e centradas.

               continua...                           

Para ler o próximo capítulo clique:
http://www.escoladeevolucao.com/visualizar.php?idt=1822013


                                                                                               



Para ler o próximo capítulo clique:

Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 21/09/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1822010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.