Capítulo 17

Respirando e Sentindo as Emoções.


Esta atividade pretende mostrar às crianças que as emoções são forças instintivas e básicas, mas que podem e devem ser expressas sem serem descontroladas. Visa mostrar que as emoções não devem ser reprimidas nem condenadas, mas sim expressas de forma aceitável.

No início com música suave, andar pela sala espreguiçando-se, prestando atenção no corpo, na respiração. Peça às crianças que deixem o ar entrar sutilmente lá no fundo, no baixo ventre, quando inspiram. O ar entra, toca lá no fundo, e sai.

Agora coloque música mais rápida e diga para irem respirando mais depressa, com ênfase na expulsão do ar. Enquanto isso vá dando uma almofadinha para cada um ou mesmo o agasalho do uniforme enrolado. Peça para pensarem em coisas que os irritam, que os deixam com raiva, que não gostam.

Respirem fundo.
Sintam a emoção subindo pelos pés, pelas pernas.
Agora batam nas almofadas, expressem sua raiva!

Se não puderem fazer barulho, explique antes que podem “gritar” só fazendo o gesto e soltando o grito sem o som. Explique que ninguém deve bater em si, nem nos outros; só nas almofadas.

Após alguns minutos, desligue a música e ordene firmemente:

“Parem! Fiquem imóveis!”

Deixe que fiquem imóveis por um minuto, sentindo tudo o que acontece, tanto dentro como fora de si.

Coloque música suave e peça que dancem suavemente, com os olhos fechados, à vontade.

Depois desligue a música e peça que se sentem no chão, relaxando e sentindo o efeito do exercício. Podem depois formar uma roda e comentar o que sentiram.

            contiua...                           

Para ler todos os capítulos clique:
http://www.escoladeevolucao.com/publicacoes.php?categoria=G

                     
Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 21/09/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1822013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.