O Homem e o Erro

"Regeneras a vida, trazes à tona a fraqueza. Desta, brotam as raízes da dignidade, da honradez. O reconhecimento de quem foi ferido e humilhado sucede os egos derrotados." (Carlos Renato).

Não há nada como um sincero "eu errei" quando todos esperam trocas de acusações. O erro está nas entranhas do homem. Negá-lo é negar a si mesmo. Apontar, discutir e encarar os próprios erros à presença de seus "acusadores" é uma virtude, infelizmente cada vez mais rara. Poucas atitudes são capazes de curar tantas feridas tão eficientemente quanto essa.

No teatro cada vez mais insuportável da vida em sociedade, uma boa imagem pessoal é o desejo esquizofrênico de muitos. São dois os problemas: o que é "bom" sob o ponto de vista dos requisitos para a aceitação dos grupos sociais; e a forma de, uma vez alcançando status, mantê-lo a qualquer custo, em detrimento dos valores éticos pessoais.

Pessoa sem ética não existe. Seria um lunático desgarrado a aborrecer a vida. No entanto, lamentavelmente, existem pessoas que sufocam a própria ética em nome do sucesso pessoal, incluindo adicionar a palavra "infalível" ao recital de preces egoístas. As práticas são bastante conhecidas e consistem em apagar as evidências da falta de inteligência, de aptidão, de senso coletivo e até mesmo da ausência de ética!

Indivíduos assim coexistem na sociedade em diversas instâncias: os soberbos escondem-se atrás de títulos, graus e bens; os egoístas deturpam o mérito coletivo em benefício próprio; os hipócritas justificam o erro por lógicas convenientes e tortuosas; já os pervertidos defendem as más ações como instrumento válido de ascensão social.

Há de vir o dia em que todos nós acordaremos de nosso devaneio e reconheceremos a importância do relacionamento sincero. Ser você mesmo é marcar efetivamente a sua passagem pela vida. E garanto: é uma experiência enriquecedora, de muita dor, mas de um aprendizado doce, que te empurra cada vez mais para perto da verdade.

Que a verdade esteja em cada um de nós.