Hipertexto: Madrugadas virtuais

Discutindo fervorosamemte com um colega virtual, já tarde da noite, no meu velho Toshiba - tão idoso que custou a bagatela de 4.500 pilas na época. Vou para a cama com uma indagação: O que seria mesmo a coerência? Somos coerentes? O quanto de coerência precisamos para nos afirmarmos com júbilo – sou uma pessoa / profissional coerente?

Num site de relacionamento...melhor....no Orkut (já fiz merchan da Toshiba mesmo!) Coerência aparece em 31 comunidades que vão de “ Eu tenho coerência porra!” a uma banda de Rap de Joinville. Em um buscador virtual a palavra aparece em nada mais nada menos que um milhão e seiscentos mil sites.

Nos dicionários da vida Coerência significa: Qualidade, harmonia entre idéias e acontecimentos./ s.f. União das diversas partes de um corpo./ P. ext. Ligação, conexão, de um conjunto de idéias ou de fatos, formando um todo lógico. São também seus sinônimos: congruência e conformidade.

No plano comum falamos de coerência quando vivificamos nossas idéias e discursos em fatos e ações. No plano profissional torna-se questão crucial principalmente quando nos posicionamos politicamente ou tomamos partido de algo que acreditamos, mas será que exista ao invés de coerentes e incoerentes aqueles que possuam essa qualidade em menor ou maior grau? Lembramos logo das figurinhas carimbadas que possuem discursos até brilhantes em mesas redondas, escolas e faculdades só que fogem totalmente da sua prática pedagógica no dia-a-dia, apelidados carinhosamente por seu alunos de Migué ou do paradoxal anarco-sócio-comunista de tênis Nike (mais merchan) e tem também o dissimulado, o repetidor e o neutro que estrategicamente acomoda-se à sombra do discurso alheio sem querer “dar a cara para bater”.

Em Lucas (18-25), a Bíblia cita que: É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha que o rico entrar no reino de Deus. Poderíamos considerar ricos não somente os abastardos do capital, mas também aqueles de abundancia intelectual e instrumentais que lhe dão notoriedade dentro de uma determinada comunidade ou grupo específico? Penso que sim.

Estaria a coerência mais próxima do mais humilde e despretencioso dos seres? Seriam os índios os mais coerentes do seres? Sem consciência de classes por favor...