A realidade que vivemos

De onde começamos a falar sobre isso? Penso que qualquer “pensamento” sobre o que é a realidade seria relativo ou mero julgamento sumário. Tudo depende da ótica sobre a qual lançamos o olhar. E é claro que não podemos esquecer-nos das longas batalhas travadas por filósofos e cientistas ao longo dos séculos sobre o que é ou deixa de ser a realidade. Hoje digo que até mesmo a noção que temos de virtualidade não passa de realidade distorcida. Eu tenho que começar de algo. A sensação de entrar em zona desconhecida me traz certo desconforto.

Assim, ao afirmar que a opção de acordar está desligada no modo de sonho, enquanto que durante a realidade em que vivemos esta opção está perfeitamente à disposição, me coloco diante de um conflito de proporções incalculáveis. Qualquer humano sonha. Mas cada um dos humanos sonha diferente. Cada um vive a realidade que quer, e de formas diferentes. Realidade é a percepção individual do mundo ao nosso redor. É exatamente por esta visão que cada um tem de si e dos outros que a convivência e as relações entre as pessoas são complicadas. Conturbadas, eu diria. Cada pessoa é um ser único e isso faz com que sua maneira de ver o mundo também seja única. Vivemos em um único planeta com bilhões de realidades diferentes. Não sou filósofo, tampouco cientista. Enxergo assim sob minha ótica.

Felizmente, sonhar nos dá a sensação de alívio. E como sempre queremos viver o melhor, sonhamos. Transformamos nossas expectativas em realidade, sempre buscando concretizar nossos sonhos.

A realidade, assim como acreditamos, nos permite escolher e mudar. Nos dá a opção de acordar ou transmutar para uma nova realidade. Dos sonhos nada somos que simples expectadores de nós mesmos. Do que queremos que seja a realidade. Dele, às vezes, nem queremos acordar.

Criando nossa própria realidade, moldamos nosso conceito de que isto é real e aquilo não é, achamo-nos incapazes disto ou daquilo ou capazes de alguma proeza. Só depois de acreditarmos é que conseguimos agir com confiança e alterar a realidade. Estamos sempre em reação àquilo em que acreditamos. O mundo está em constante transformação. E nós, com ele, vamos evoluindo, passo a passo. E a melhor forma de evoluir é reagir apenas acreditando que podemos ir mais longe, fazer mais e melhor e olhar para o que nos rodeia sem limitações, descobrindo coisas novas a cada momento vivido.

O mundo não é apenas o que vemos. Quanto mais conhecemos as nossas origens e daquilo que somos feitos, sabemos que a nossa visão adultera a verdade. E tudo o que fazemos aos outros ou à natureza, tudo o que dizemos e pensamos se voltará contra ou a favor de nós. E mais uma vez há dependência. Temos que nos libertar de preconceitos, conceitos e julgamentos, sabendo que a nossa liberdade termina onde a do outro começa.

Viver a realidade é preciso, mas ela não te dá o prazer de experimentar o novo sem sair do mesmo lugar. O sonho te dá o direito de transformar a realidade em algo novo. A realidade te dá o dever de sonhar.