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A EVOLU플O DA EDUCA플O NO BRASIL

                A EVOLU플O DA EDUCA플O NO BRASIL

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, reda豫o,
datilografia. ..
Havia aulas de Educa豫o Fsica, Moral e Cvica, Prticas Agrcolas,
Prticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a
Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas..

Leiam relato de uma Professora de Matemtica:

Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei balconista
R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber
ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para
a mquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela no se
convenceu e chamou o gerente para ajud-la. Ficou com lgrimas nos
olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente
continuava sem entender. Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolu豫o do ensino de matemtica desde 1950, que
foi assim:

1. Ensino de matemtica em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produ豫o igual a 4/ 5 do preo de venda . Qual o lucro?

2. Ensino de matemtica em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produ豫o
igual a 4/5 do preo de venda ou R$80,00. Qual o lucro?

3. Ensino de matemtica em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produ豫o R$80,00. Qual o lucro?

4. Ensino de matemtica em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produ豫o
R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemtica em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produ豫o R$80,00. O lucro de R$ 20,00.

Est certo?
( )SIM ( ) N홒

6. Ensino de matemtica em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produ豫o
R$ 80,00.Se voc souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produ豫o
R$ 80,00. Se voc souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se voc
afro descendente, especial, indgena ou de qualquer outra minoria
social no precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com
que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a
professora provocou traumas na criana.

Em 1969 os Pais do aluno perguntavam ao "aluno": "Que notas so estas...????

Em 2009 os Pais do aluno perguntam ao "professor": "Que notas so
estas...????

Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentvel.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando que 'pensaro' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Passe adiante!
Precisamos comear J!
Uma criana que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...

Meus leitores recantistas

Recebi esse e-mail de uma amiga e vou passar a vocs.
Sou professora com forma豫o em Letras e com ps-gradua豫o pela Gogeae  em So Paulo.
Fui interna num colgio das irms de So Jos em Campinas. A irmandade de So Jos forma excelentes  educadoras e enfermeiras. Tnhamos o primrio no colgio e as aulas eram ministradas pelas irms. Eram chamadas por mestras. Quando adentravam a sala de aula, as 40 alunas se levantavam e, aguardando um sinal da mestra, todas se sentavam.  O silncio em classe era total. Como a irmandade de origem francesa, tnhamos alguns fundamentos de francs, catecismo e a grade curricular normal: portugus, aritmtica, histria geral,  geografia, cincias, histria do Brasil, desenho, educa豫o fsica, religio e msica, e aulas de orfeo como querido maestro Bove aprendamos o Hino Nacional e o Hino Bandeira, e msica sacra. A prova final era realizada num colgio estadual para obten豫o do diploma de curso primrio.
Esse prembulo se fez necessrio para que eu possa desenvolver o meu ensaio sobre o assunto do texto recebido, A Evolu豫o da Educa豫o no Brasil.
A educa豫o no era apenas ir escola meio perodo ou perodo integral. Era, antes de tudo, o meio pelo qual se evolua como cidado e se desenvolvia o intelecto. Era o meio pelo qual o cidado saia da ignorncia em que viviam seus pais e galgava degraus na escala social, pois o Brasil era, poca, um pas de maioria analfabeta. Essa foi herana recebida pelos brasileiros, aqui nascidos, dos pases colonizadores que aqui estiveram desde a descoberta - Portugal - foi desenvolvimentista, mas com objetivos extrativistas, Frana - desde os primrdios at Mem de S -, Inglaterra, Holanda,  at o sculo 19. Os pases que aqui aportaram no tinham interesse nem inten豫o desenvolvimentista, mas somente extrativista.  Os colonizadores que aqui criavam suas razes, os mais abastados, importavam preceptores do exterior para as primeiras letras de seus filhos homens e depois os enviavam para Portugal para complementa豫o de seus estudos. Mas, a educa豫o formal era um privilgio dos filhos homens.   No havia interesse em alfabetizar as mulheres, os ndios e os negros.  A educa豫o, desde meados do sculo XVI, ficou a cargo dos jesutas com a finalidade de cristianizar os gentios do Brasil.
O modelo de educa豫o jesutica, alm da evangeliza豫o, constava de letras e aritmtica. Garantiam tambm a posse da terra dos que aqui aportavam. Estabeleceram-se no Brasil at o sculo XVIII, quando o Marqus de Pombal os expulsou por motivos que deixaremos para pesquisa de quem tiver interesse em conhecer a atua豫o dos jesutas no mundo todo, no s no Brasil.
O Marqus de Pombal fechou as escolas jesuticas e introduziu reformas educacionais em todo o Imprio. Positivamente, a educa豫o formal comeou a mudar com a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, com Don Joo VI. Mesmo aps a introdu豫o de modifica寤es no ensino era incipiente a educa豫o, em razo do despreparo dos professores. Em 1922 foi criada a Escola Normal para preparo de professores.  A educa豫o tinha um mnimo de organiza豫o e o Brasil detinha a taxa de 80% de analfabetos.
Somente no sculo XX, a sociedade mobilizou-se em torno da educa豫o formal.  A primeira Lei Orgnica do Ensino Primrio e de 1946, cuja Lei tornava obrigatrio o ensino bsico financiado pelo governo. Em 1946 houve modifica寤es no modelo educacional, mas nenhum modelo at agora institudo condiz com a realidade do mundo atual.
Segundo o Banco Mundial, o pas foi o pior colocado na sociedade do conhecimento e, segundo a Unesco, o Brasil est colocado em 72 posi豫o no ranking mundial.
A constata豫o do presente estado da educa豫o no Brasil muito triste. Mas a poltica de compadres de partido no permite que a educa豫o se torne prioridade nas decises de estado, no investimento para o preparo dos professores. Os professores tm um mnimo de preparo e o tempo de curso mnimo. Sem ps-gradua豫o o professor no pode se considerar apto a dar aulas.
A minha experincia como graduada em Letras foi interessante.  Tnhamos dois alunos no 2 semestre  que ministravam aulas de Portugus em colgios particulares e no eram os melhores alunos da classe. O que esperar de um professor mal preparado e jovem? O que esperar de um professor sem um bom  preparo acadmico, de um professor sem uma boa base de educa豫o familiar   seus pais, na maioria dos casos, tambm vieram de uma educa豫o familiar e formal deficiente. uma boa tese para questionamentos e debates.
Exemplificando a falta de preparo acadmico do professor e da inadequa豫o do aluno em classe vou relatar uma ocorrncia.   Em uma escola da periferia de So Paulo, uma professora de Portugus pede aos alunos da 8 srie a entrega de  uma reda豫o que havia passado para ser produzida em casa. Parte dos alunos devolveu a ela a reda豫o, mas, na ltima carteira, dois alunos conversavam sentados na carteira e virados de costas para a professora. Ela pediu a eles que sentassem direito nas cadeiras e entregassem a reda豫o. Um deles virou-se para ela e disse, colocando uma arma em cima da carteira: Falou cumigo, pssora, q k pissora pidiu mesmo? Este um retrato em preto e branco da falncia do ensino fundamental na maioria dos colgios governamentais no Brasil. Alunos que chegam 8 srie sem condi寤es de dar prosseguimento aos estudos, mas no permitido ao colgio ter alunos repetentes. Ento eles passam para a classe seguinte e seguem pela vida afora como cidados de segunda categoria.
Esses alunos tambm esto sozinhos na vida. A maioria de crianas e adolescentes so filhos de mes mantenedoras do lar  e  consequentemente os filhos crescem sem disciplina e sem no豫o de respeito ao mestre, ou a qualquer autoridade. Os pais entendem que a escola tem obriga豫o de educar as crianas e adolescentes e transferem para a escola a educa豫o de seus filhos. Em contra partida, a escola espera que esses alunos sejam educados e contam com a coopera豫o dos pais no processo. Mas, esse processo j est esfacelado na base.
A sociedade posterga a educa豫o para no sei quando. No h investimento suficiente na rea educacional. A maioria dos professores de ensino fundamental est aqum das necessidades  do processo educativo e no possuem preparo psicolgico suficiente para manter uma classe disciplinada. O professor em classe est merc dos alunos. Os papis esto invertidos. O professor de ensino fundamental est s em classe.
O missivista tem razo, quanto ao respeito ao mestre em sala de aula e o que representava a Educa豫o no contexto social h quatro dcadas atrs.
O nosso missivista tem razo. O Ensino no Brasil catico! Haja vista os resultados do Enem deste ano - nos anos anteriores tambm.
As elei寤es para a renova豫o da Presidncia e do Congresso esto bem prximas. Vamos eleger homens pblicos capacitados a efetuar mudanas no cenrio educacional.
Vamos tirar o Brasil da vergonhosa classifica豫o (est na frente apenas do Haiti) de 72 no ranking mundial do conhecimento.

Esturato Professora de Lngua Portuguesa aposentada.


 


30/01/2010

Esturato
Enviado por Esturato em 30/01/2010
Reeditado em 10/02/2010
Código do texto: T2060354

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Esturato
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