Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Escrever é uma Arte

por: Egídio Garcia Coelho
http://www.motivacao.org

Escrever é uma Arte

Escrevo o que não falo, falo o que não escrevo!
Se eu escrevo, é porque não tive a oportunidade para verbalizar um pensamento, um desejo de falar, de partilhar...
Quando falo, me expresso com muita autenticidade e normalmente alcanço meu objetivo, passando claramente minha mensagem.
O incrível, é que, quando ao tentar escrever a mesma mensagem, já não existindo a harmoniosa energia e considerando que as expressões antes verbalizadas, nem sempre serão aceitas ou bem vistas se escritas, acabam ficando sem brilho, clareza e estilo.
Sempre que me expresso verbalmente, conquisto talvez com meu carisma a liberdade para explorar meus recursos de dialetos e até cacoetes, dando assim, estilo e autenticidade nas minhas abordagens.
Porém, sempre que vou ler ou escrever alguma mensagem, meu intelecto exige tudo literalmente bem escrito e redigido com uma lógica, seguindo padrões de pensamentos racionais.
Ao me observar como ouvinte de um bom orador, sinto sua força na habilidade de alterar o estado de consciência de todos. Com uma boa performance e conhecimento, o orador vai induzindo gradativamente seus espectadores a aceitarem suas colocações, deixando nulas ou quase nulas as divergências.
Falar bem em público é uma arte e sabemos que existem técnicas a serem aprendidas. Porém, quem tem o talento de falar, sempre estará a frente mesmo dos mais esforçados e dedicados estudantes e praticantes da oratória.
O mesmo acontece na literatura.
Existe o bom escritor que se esforça buscando aperfeiçoamento, estudos e práticas que, podem até levá-lo ao reconhecimento, sendo bem qualificado e até respeitado por suas excelentes obras, literalmente perfeitas, mas que nunca chegarão a equiparar-se aos talentosos da arte de escrever.
Alguns gênios não acadêmicos nos surpreendem com palavras tão bem organizadas e harmonizadas que hipnotizam seus leitores já nas primeiras linhas.
Daí meu esforço em persistir nos ensaios para que um dia, quem sabe, possa despertar em mim, um talento capaz de trazer expressões escritas, tão eficientes quanto às tenho falando...

http://radiowebimmb.com.br/
Egídio Garcia Coelho
Enviado por Egídio Garcia Coelho em 30/05/2005
Reeditado em 14/06/2015
Código do texto: T20781
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Egídio Garcia Coelho). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Egídio Garcia Coelho
Rancho Queimado - Santa Catarina - Brasil, 60 anos
298 textos (200506 leituras)
11 áudios (4598 audições)
4 e-livros (73 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 00:23)
Egídio Garcia Coelho