Hipertexto: O ópio dos intelectuais

Estava eu num auditório da Universidade Federal da Bahia em Salvador presenciando a defesa da tese de doutoramento de um Professor que também desempenha funções em nossa cidade. Na banca, Doutores iniciam seus comentários sobre o trabalho apresentado. Para mim simples mortal foi relativamente fácil compreender a dinâmica no rito dos discursos, primeiro falavam sobre a trajetória do professor, depois do seu trabalho, voltavam a rasgar elogios e por último traçavam considerações umas mais outras menos apimentadas. Tudo parecia caminhar previsivelmente para uma aprovação (era realmente um ótimo trabalho) até que certo professor teve a infelicidade de fazer o seguinte comentário (psicografarei para vocês) – “... Eu compreendo professor o âmbito do seu trabalho só que acredito que necessitasse um pouco mais de aprofundamento sobre a seguinte questão, se tu apontas que o contexto capitalista dita, limita e se apodera das variáveis condicionantes para fato apontado, me parece não ter ficado claro como mudar esse cenário.” Para que o indivíduo foi dizer isso!!! Os demais membros da banca que posteriormente falaram, sem exceção, traçaram críticas ferrenhas, e que para mim e meus colegas que presenciaram o evento foi mais do que pessoal. Ele foi sumariamente rechaçado na ocasião sem direito de resposta. Foi a imagem de um bife grande e suculento no covil dos lobos.

Policiamento intelectual nas universidades? Alguém já se pegou pensando nisso? O sujeito tem de pertencer a uma linha, tem de ter uma chapa ou código de barrar na testa mostrando em letras garrafais sua corrente ideológica. Seria esta a gênese da formação das “panelinhas”?

E você afro, É Bahia ou Vitória?

Pois bem, continuarei expondo meus pensamentos e darei encaminhamentos como bem achar oportuno. A internet é uma rede publica ainda livre de filtros ideológicos, graças a DEUS!!!!! Certa feita Trotsky disse: A imprensa é uma arma, porque haveria eu dar uma arma ao mesmo inimigo?

Logo, devo parar? Levantarei acampamento para um outro ciber-espaço-possível?

Acho que estou com síndrome de Spam...

Infelizmente posturas autoritárias e coercitivas subsistem ao legado humano, mesmo na fundação de sociedades ditas comunistas ou socialistas a ótica tirânica imperou: prenderam, torturaram e mataram muita gente, muita gente mesmo em nome do “projeto”!!!!!! E isso ao meu ver colaborou sobremaneira com o fracasso e perenidade destes regimes....

E para não quebrar MEU protocolo, manterei o ilogismo textual de sempre (por isso não é texto!, é HIPERTEXTO!) terminarei com uma foto de jujubas.

(FOTO)

(Balinhas açucaradas encontradas comumente em aniversários infantis e presas nos dentes da gurizada.)

...aproveitar e pedir a Nossa Senhora da Gordura-Trans que me dê a simpatia da jujuba na diversidade “artificialmente colorida” dos meus nobres colegas.