A CRIMINALIZAÇÃO POLITICA NO BRASIL ( 1ª Parte )

Muito temos condenado as ditaduras do Estado Novo no Brasil e a ditadura dos Generais e Civis conservadores e direitistas de 1937 a 1945 e 1964 a 1985. Interessante observar que chamamos de Golpe Militar de 64, porém haviam muitos civis nessa ditadura, alguns inlcusive fazem parte do arco de alianças do governo Lula, em tese um homem de esquerda?!

Muitas entrevistas, matérias, denúncias, atos públicos e cartas pedindo solidariedade a presos e perseguidos políticos, campanha pela Anistia Política etc. Além disso, muitos até hoje condenam e ainda querem ver os responsáveis punidos, desmascarados e até presos, como já ocorreu na Argentina, por exemplo, com alguns membros da ditadura e até no Chile.

Participei de algumas destas lutas diretamente,perdi as contas de quantos abaixo assinados encabeçei, corri atrás de milhares de assinaturas de apoio, pois fui militante clandestino do PCB na ilegalidade e até dirigente do partido pouco antes de sua legalização na cidade de Corumbá-MS, estive preso, fui punido, perdi empregos públicos em estatal e no governo federal, mesmo sendo concursado e até minha carreira militar foi encerrada devido a isso, embora a Comissão de Anistia em pleno governo de “esquerda” venha negando isso e mesmo indeferindo a minha Anistia.

Tudo isso me levou novamente aos livros, visando pesquisar, esclarecer e observar o que esta ocorrendo neste período, em tese: “de ampla liberdade, democracia e restauração de direitos perdidos na época das ditaduras e perseguições políticas”.

É claro, me interesso por estes assuntos e me envolvi na luta política porque tive e tenho participação ativa na vida política de meu país, do meu estado e da minha cidade Corumbá-MS de onde tive praticamente que me exilar para fugir a novos métodos de perseguição política e ideológica vigentes no país, onde as prisões, as torturas e até mesmo a morte de cidadãos ligados à vida política e partidária ainda acontecem, porém de forma sofisticada e altamente moderna, pois já não se admite a filosofia do “prendo e arrebento”, hoje se mata sorrindo e os responsáveis ainda podem ir ao velório abraçar a viúva e chorar junto com os filhos da vitima. Um dos "Top-de-Linha" da criminalização é transformar o cidadão em pouco tempo num detestável "criminoso ambiental", como poucos especialistas se aprofudaram no tema fica mais simples e fácil criminalizar pessoas dessa forma, afinal é um bom apêlo.

A tese que vem sendo objeto de meus estudos, observações e pesquisas é justamente o que chamo de: CRIMINALIZAÇÃO POLITICA DE LIDERANÇAS POLITICAS NO BRASIL. O que consiste em impedir que cidadãos que não se submetem a determinadas exigência-implicitas de seus líderes-democraticos acabam sofrendo denuncias forjadas, sabotadores são colocados em órgãos onde estas pessoas trabalham ou dirigem para levá-los a erros administrativos e depois serem denunciados formalmente como criminosos através de órgãos legais do Ministério Público Federal, Estadual e até presos, seus veículos podem ser sabotados em viagens com drogas e serem transformados da noite para o dia em “perigosos traficantes” ou simplesmente em corruptos.

Existe também a terceirização da criminalização, onde pessoas “contratadas ou favorecidas com nomeações”, facilidades ou emprego, tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas podem cumprir o papel de denunciante formal ou anônimo para provocar o Ministério Público e mesmo a Policia de Estado para que o alvo seja atingido, ou seja, para tirar a liderança indesejável do caminho.

Devido a isso voltei ao banco da universidade no curso de Direito, de onde hoje estou afastado, porém continuo a estudar e desenvolver a minha tese e a continuar todas as minhas pesquisas e observações no dia a dia, uma das grandes contribuições é a mídia: TV, rádios, jornais e até sites onde aparecem denuncias e nomes diariamente e que serve também de suporte para pesquisa visando embasar de fatos reais e cotidianos os meus estudos a respeita da criminalização, até mesmo "mídias de araque" são utilizadas para denunciar e criminalizar pessoas e atéque estas venham provar inocencia o estrago já esta feito em suas vidas.

Tenho certeza absoluta que estes estudos poderão dar uma grande contribuição a advogados, juristas, políticos, estudiosos e mesmo embasar melhor a decisão de juizes, conselheiros, desembargadores e mesmo orientar a ação da Policia Federal e do Ministério público, pois em um Estado de Direito Democrático temos que saber distinguir de fato quem é corrupto, quem é bandido e quem estão tentando transformar em bandido da noite para o dia, simplesmente para tirar-lhes os direitos de disputar mandatos ou desmoraliza-los perante a população, com mediocridade e denuncismo barato jamais construiremos a democracia. Como militante político, ainda jovem fui de certa forma um denuncista, até por ignorância e miopia politica, hoje mais maduro e aprendendo mais com a vida, percebi que agindo desta forma acabamos sendo facilmente manobrados e influenciados por maus orientadores, ou seja, falsos amigos e companheiros, pessoas de má fé que já levaram políticos a cometer injustiça e até se envolverem em assassinatos por atos impensados, destruindo-lhes a carreira e até lhes retirando a alegria de viver e participar da vida pública do país, de seu estado e cidade.

Temos que saber distinguir de fato quem é mau político e corrupto e quem estão tentando transformar em corrupto e dessa forma, o próprio poder judiciário, o poder legislativo e mesmo o executivo devem estar muito atentos a isso.

Estes fatos vem acontecendo em vários pontos de nosso país e é fundamental que nos aprofundemos nesta nova forma de perseguição e destruição de pessoas, talvez pior que as das ditaduras, porque feitas num momento em que a população acredita que há plena transparência, democracia e liberdade e que quase não existem injustiças, os velhos ditadores e generais ficam como os únicos “diabos” nessa história que tem atores bem piores e bem mais maldosos e calculistas e que contam com assessores especializados e muito bem preparados para o mal. Alguns destes "bondosos assessores" ainda falam nos bastidores: "...Se ele não tem um rabo nos nos encarregamos de fabricar um!..."

Um dos meus objetivos é claro: Não transformar bandidos e corruptos em santinhos ou inocenta-los, mas não permitir que homens de bem que não tenham grana e advogados caros possam ser transformados em bandidos e banidos da vida pública, como muitas vezes já ocorreu e esta levando as pessoas de bem a perder o interesse pelas atividades e pela participação na vida política e nos destinos do país. Sabendo que se influencia em orçamentos milionários e tem muita influencia nos destinos da cidades, dos estados e até da nação, as pessoas de má fé e que atuam no crime, com certeza ocuparão os espaços deixados pelos homens e mulheres de bem.

Ai vai ficando fácil para aquele raciocínio que já ameaça generalizar-se no eleitorado, na mente do povo "humilde" Todos os homens públicos e politicos roubam e são ladrões, votarei para quem der mais...Ficou famoso aquele politico famoso do Brasil, conhecido como o: ROUBA MAS FAZ...é exatamente este que não desejamos defender ou dizer que é vitima, até porque isso ele já faz muito bem sozinho. Devemos saber distinguir muito claramente os homens públicos, em especial aqueles que buscam mandatos eletivos., sob pena de transformarmos definitivamente o nosso Brasil em uma BANDIDOCRACIA, sob aparência falsa de Democracia e de um exemplar Estado de Direito Democratico.

Quem faz as leis para os cidadãos cumprirem são os deputados e senadores eleitos pelo povo, não podemos permitir que bandidos sejam votados e até eleitos, pois com certeza lutarão e farão leis que facilitem a vida do crime e não dos cidadãos de bem.

MANOEL VITÓRIO

Ex deputado Federal MS

formado em Estudos Sociais-UFMS

acadêmico de direito.