O papel da leitura na educação

Quando se fala no assunto educação no Brasil, é comum associarmos tal assunto à questão da leitura. É necessário, porém, compreendermos que a leitura é apenas um dos vários aspectos que integram a formação cultural e educacional de um povo.

Não menos importante que os demais componentes que ajudam no processo de aquisição da educação – como os valores morais e sociais, por exemplo – a leitura terá o seu papel de destaque na formação, no desenvolvimento e na manutenção da educação, pois ela é quem vai dar um melhor direcionamento às ideias no momento em que construirmos nossos pensamentos. Podemos, então, com base nisso, afirmar que a prática de leitura, além de enriquecer o vocabulário, desperta novos horizontes e promove conhecimento que carregaremos por toda a vida.

Quando escolhemos um livro para ler, certamente é porque algo nos chamou a atenção. Essa escolha pode se dar por vários fatores e os motivos poderão ser os mais variados possíveis, indo desde uma curiosidade até um estudo científico ou uma pesquisa, e a forma com a qual o leitor vai se relacionar com uma determinada obra, seja ela de cunho literário ou não, trará conseqüências que poderão ser notadas no momento em que ele se expressar.

Somente percebendo esses aspectos é que nós, leitores brasileiros, poderemos nos dar conta do quanto é importante atentarmos um pouco mais para a nossa leitura de um modo geral.

Ulisses Júnior
Enviado por Ulisses Júnior em 28/06/2010
Reeditado em 27/01/2011
Código do texto: T2346529
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.