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História da Educação: Da Colônia a Redemocratização

Tendências e suas Características Pedagógicas

 
1.Introdução

Ao estudar o trajeto e as delimitações sobre a história da educação no Brasil, faz necessário um conhecimento amplificado, norteado em cima da história do Brasil, pois as inter- relações da educação no campo da sociedade do país são explicitas e extrínseca, constituindo pontos relevantes em cima das vertentes e dos acontecimentos sociais,que agregaram e conduziram,alicerçando interferências, no processo de estruturação das fases de ensino pedagógico no âmbito da educação, isso sob a perspectiva de diversos educadores, em que a educação teve múltiplas maneiras de ser manuseada e pleiteada, com relação aos períodos sociais políticos vigentes da época, dos jesuíta em 1500, no ensino tradicional, aos paradigmas atuais dos professores na gestão da redemocratização do país,onde sua formação hoje,esta engendrada na instância da mediação,para com aluno.
O contexto histórico da educação do Brasil ocorreu com um embasamento super gradual, por etapas e estas,tiveram notoriedade de acordo em seus enquadrastes tendências e características pedagógicas, entretanto, estavam sempre ligadas as políticas publicas de ensino do governo, desde a educação colonizada,aos dias de redemocratização na República.
A educação no inicio do Brasil teve seus restígios da educação medieval (ensino religioso), vindo da Europa, trazida pelos missionários jesuítas, querendo catequiza os índios. Ainda vale ressaltar o primeiro método de ensino, vindo deste período da idade Média, que foi utilizado as beiras do inicio da tendência pombalina,retirado do livro didático românico, Ratio Studiorum. Logo após este período jesuíticos, estabeleceu-se no Brasil a escola Nova, em seqüência, o período de ensino tecnicista e mais tarde a Redemocratização.
Diversos autores devem ser ressaltados pela sua presença e contribuição dentre eles estão: Pestalozi, Froebel, Herbat, Rousseau, Saviani, Paulo Freire. Educadores de foras como: Maria Montessori, e William James.Entre outros não mencionados,ao dispor de uma barganha parcela, que em tese contribuiu com subsídios teóricos , para a construção de uma pedagogia,que hoje tem analise sobre contexto social, e não mais de tendências vindas de fora ou reaplicado no ensino,a pedagogia: “histórico – critica”(SAVIANI) ,esta teoria trouxe aos nossos educadores atuais, uma reflexão maior sobre suas práxis pedagógica,identificando e interagindo com o espaço em que ele esta construindo relacionado ao processo de ensino-aprendizagem.
Antes de aborda esta revolucionaria tendência,confira o boxe a seguir das fortes tendências e suas características:

2. Quadro de características pedagógicas

Tendência pedagógica Jesuíta

- Ensino ao método do Ratio Studiorum ;
- Movimentos ao ensino Religioso ( Missões )
- Pedagogia tradicional(introduzida na Idade Média)
- tendência liberal renovada progressista;

Tendência pedagógica na educação Nova

- Escola nova-1920 (de Anísio Teixeira )
- Criação de Instituto de Educação como (Mec –Inep)
- Reforma Francisco Campos: conselhos e universidades Estaduais
- constituição de 1934- educação é direito de todos e sendo assegurada pelo estado e a família;

Tendência pedagógica no Período Militar

- Tendência Tecnicista
- Tendência Liberal Tecnicista
- Reforma nas leis 5540/68 e 5692/71, relativa ao ensino superior e 1º e 2º grau
- expansão das universidades
- censura e ditadura educacional e surgimentos de movimentos sociais
- Aluno passivo


Tendência pedagógica da Redemocratização

- Tendência histórica – crítica ou critica social dos conteúdos
- Tendência libertaria progressista
- Relação professor aluno sem âmbitos de autoridade: aluno participativo
- professor mediador (Paulo freire)
- diminuição da taxa de analfabetos

3. Redemocratização ou Histórico – Critica

Ao final da década de 70, filósofos e pedagogos influenciados pela dialética marxicista, passaram a repensar sobre educação. Lembre-se que até esta época perpassamos vários momentos socio - histórico da educação, como o período colonial- jesuíta, período pombaliano-educação-nova e a educação militar-tecnicista,que sustentou uma forte corrente de dominação e censura, pressupondo-a aí, uma nova tendência emergente, que é direcionada para conscientização de uma reestruturação da democracia do país, que tinha sido repreendida no período militar,desde do 01 de Abril de 1964,com o golpe militar.

Após a ditadura próximo o período de redemocratização do Brasil na década de 80, Dermeval Saviani, precursor desta teoria, e estudioso da LDB, propôs a tarefa da pedagogia historico-critica, na qual buscou a tentativa de reverter os altos índices de analfabetismo, evasão escolar, repetências, seletividade e a escola excludente,e ditadora.
Para ele o pedagogo tem que ser reflexivo, com a sociedade e o sistema de governo regido, para que ele possa construir sua formação, e a formação de seus educandos. Junto de sua teoria, Paulo Freire,ratifica ,propondo a pedagogia da Libertação, onde, aluno e o professor, tem que caminhar sempre juntos. Percebe-se aí, que a força da pedagogia tradicional, medieval,onde o professor e o detentor do saber,vai ficando vazia e ineficiente,perante a concepção e valorização deste inédito cânone.

Referência

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2ª Ed. editora Moderna. São Paulo: 1996.

JESUS, Adriana Regina de.PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO.Editora Pearson Education do Brasil:2009,UNOPAR.
Marcelo Sabino
Enviado por Marcelo Sabino em 24/07/2010
Código do texto: T2397038

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Sobre o autor
Marcelo Sabino
Cornélio Procópio - Paraná - Brasil, 23 anos
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