E OS DIAS VÃO

Quem já não ouviu a frase “ninguém muda por ninguém, ou você aceita ou desiste”. E eu concordo, apesar de muitas vezes, me empenhar em relacionamentos com a crença de que eu convencerei o outro a mudar, por insatisfação com certas atitudes, mas acabo me vendo sempre de partida. Com a sensação de que fracassei.

No início estamos tão apaixonados e envolvidos com o que nos faz bem, que simplesmente ignoramos o que não nos agrada. Depois de um tempo, começamos a sentir as diferenças e nos propomos a aceitá-las, e enquanto nos ludibriamos, um ao outro, tentamos, principalmente nós mulheres, fazer com que a outra pessoa enxergue o mundo do nosso modo. Então começam as brigas, porque nós gostaríamos de fazer o que nos propomos, mas não conseguimos segurar o ímpeto de nos tornarmos superiores ao ponto de acharmos que formaremos pessoas melhores, mesmo àquelas pessoas que já estão formadas.

Mas acredito que cada caso é um caso. Acho que ninguém muda por ninguém, mas que as pessoas mudam de causas em suas vidas, mudam de crenças. E o que acreditamos, é o que direciona os nossos atos, os nossos focos. Claro que ninguém consegue acreditar em um universo no qual não habita, muito menos, se comportar de acordo com este universo.

Muitas pessoas, após se desprenderem de religiões, ou se prenderem nas mesmas, se tornam completamente diferentes ao que eram antes. Pois o universo delas, agora, lhe traz uma realidade inversa a realidade anterior. Somos aquilo que acreditamos ser, e não o que os outros acreditam por nós.

Por isso acho que ninguém muda ninguém, mas ao conhecermos pessoas com crenças de vida diferentes das nossas, seja na religião, na conduta ética, nas pequenas atitudes, temos a oportunidade de conhecermos um universo novo, e quem sabe, partimos para ele, antes que ele escape de nossas mãos.

Acredito que todos podemos mudar, sempre.

Aceitar o outro como ele é, deve ser algo verdadeiro e natural, ou torna-se uma sensação contida de insatisfação, muitas vezes, exteriorizada de forma distorcida, em pequenas atitudes de mágoa e punição mútua, que vai transformando a relação em uma verdadeira guerra fria.

Não existe um certo e um errado, existe, em relacionamentos saudáveis, uma harmonia. Mas quando não a alcançamos, não devemos achar que apenas o amor basta, pois amor e ódio são muito próximos, e podemos transformar um sentimento muito bom, em algo muito ruim.

Por isso cada lado deve avaliar-se e saber até que ponto realmente consegue aceitar o outro e também mudar de convicções e assim, de atitudes, para seguir em frente com o relacionamento.

Não acho que apenas o amor supera tudo. Temos tantos conflitos internos para superarmos e compreendermos, que amor, às vezes, nos faz agir sem pensarmos.

ANDO DEVAGAR (ALMIR SATER)

"Compreender a marcha, ir tocando em frente,

Como um velho boiadeiro, levando a boiada

Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou,

Estrada eu sou...

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,

Um dia a gente chega, no outro vai embora,

Cada um de nos compõe a sua história, cada ser em si

Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz"

Mas acredito que nada é por acaso em nossas vidas e devemos, como diz a música, seguir em frente.

Sempre podemos recomeçar, reencontrar, ir para frente, mesmo "voltando atrás", perdoando, porque a vida de cada um é a vida de cada um, não há regras. Há conselhos, achismos, mas há algo muito mais mágico que é o desconhecido. E eu hoje me permito ir, rumo ao desconhecido, apesar do frio na barriga, vivo essa aventura.

Marcela
Enviado por Marcela em 08/08/2010
Reeditado em 08/08/2010
Código do texto: T2425643
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.