Ideologia: Concepções Críticas

Marx, Pessoa, Chaui e Luz Sylva*

Para Marx, Ideologia é uma falsa representação da realidade que buscam formas universais a visão da classe dominante. Essa falsa imagem levaria o homem e a sociedade a uma falsa consciência acerca de si mesmo e das relações concretamente estabelecidas.

Ideologia, portanto, é um conjunto de ideias, de procedimentos, de concepções religiosas; filosóficas; intelectuais, que possui certa lógica, certa coerência e que orienta o sujeito para determinadas ações de uma forma aderente e responsável.

André Pessoa em seu artigo “Manipulação” enfatiza que, ideologia é um sistema de ideias, que se baseia em um modelo teórico, e que pretende conformar a realidade segundo a concepção que propõe. É idealizada, normalmente, a partir de um grupo reduzido de pessoas, que têm um determinado interesse particular.

As ideologias não buscam a verdade, e sim o poder. Extraem da realidade somente aquilo que lhes é útil, para compor sua argumentação baseada em meia-verdades ou verdades distorcidas, com vistas a alcançar, o médio ou longo prazo, seus interesses. É, portanto reducionista, por ser parcial em seus fundamentos, centrando-se na utilidade específica e não na verdade objetiva, posicionando-se à margem da realidade. Reduz não somente a verdade, mas também o ser humano.

Chaui (2000) diz que a função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dar-lhes a aparência de indivisão e de diferenças naturais entre os seres humanos. Indivisão: apesar da divisão social das classes, somos levados a crer que somos todos iguais porque participamos da idéia de “humanidade”, ou da idéia de “nação’ e “pátria”, ou da idéia de “raça”, etc. Diferenças naturais: somos levados a crer que as desigualdades sociais, econômicas e políticas não são produzidas pela divisão social das classes, mas por diferenças individuais dos talentos e das capacidades, da inteligência, da força de vontade maior ou menor, etc.

A produção ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem levar em conta que há uma contradição profunda entre as condições reais em que vivemos e as idéias.

Por exemplo, a ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas é inferior aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; os homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc.

A maioria, porém, acredita que o fato de ser eleitor, pagar as dívidas e contribuir com os impostos já nos faz cidadãos, sem considerar as condições concretas que fazem alguns serem mais cidadãos do que outros. A função da ideologia é impedir-nos de pensar nessas coisas.

A ideologia é algo sutil, ela está no nosso dia a dia, podemos dizer que é algo alimentado e manipulado diariamente pelos MC’S (Meios de Comunicações Sociais) e certas instituições (Escolas, Faculdade, Igrejas, Ceitas, Clubes, etc). Podemos citar com exemplo clássico de disseminação de ideologia a TV GLOBO, como ela manipula a cabeça do nosso povo brasileiro, desde tendências da moda, estilos musicais até nas áreas mais intimas do ser humano como o relacionamento pessoal, valores, sentimentos e gerando assim uma consciência laxa.

Sendo assim pode-se concluir que a Ideologia é uma falsa ideia, imposta de forma tão arguta que nem percebemos quando ela entra em nossa mente e por vezes a defendemos sem nem saber o por que, pois a função da ideologia é impedir-nos de pensar nessas coisas.

* Luz Sylva (Vanessa Luzia da Silva Martins) Graduada em Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá (UNIFAMMA) e-mail: nessalsm@yahoo.com.br