O Mistério do Samba

Não sei se acontece com você, mas comigo há certos momentos que presencio, na maioria das vezes acidentalmente, uma musica, cena ou episódio que me faz dar graças a Deus por vivenciá-lo, seria mais ou menos a sensação como se recebesse um presente

Ocorreu de novo: Ligo a TV tentando vencer minha atual “tvfobia” para assistir um filme no moderno sistema “peiperviu”, olha só, Freddy Krueger! - recente versão de uma série que adorava quando adolescente, resolvo mudar de canal e me deparo com um documentário – O Mistério do Samba, foi um giro de cento e oitenta graus.

Apresentado pela cantora e “Buarquista praticante”, Marisa Monte, conduz um retrato amplo e sensível sobre a Velha Guarda da Portela, seus personagem, músicas, poesia e óbvio Samba... muito Samba. Uma hora e trinta minutos de cultura visceral, documentos, cenas e relatos de velhos e finados anônimos que fizeram a história dessa arte que se confunde com a própria cultura e identidade nacional.

Através de entrevistas e registros de época, ilustres desconhecidos do grande publico, condenados ao ostracismo pela mídia, me foram apresentados como: Manacea, Dengo, Casquinha e as “Pastorinhas”, figuras carcomidas pelo tempo, de risos e fala simples, relatos pessoais comoventes e belos que ganhariam prêmios internacionais se devidamente valorizados. Pintores, vendedores ambulantes, técnicos de geladeira que escondem na vida humilde e sem luxos, alma de gigantes da arte e da historia da Musica Brasileira.

Graças ao rei dos pesadelos maléficos, Freddy Krueger,, pude me esbarrar com essa jóia produzida por Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda. Nunca mais verei o Samba com os mesmo olhos, conhecendo-o a partir de sua realeza.

Troquei os sustos e o medo, por lágrimas e emoção, boquiaberto, literalmente, como uma criança que vê o Papai Noel.