:::Sobre amores e paixões:::

Falar de amor é sempre interessante. Amor que é a matéria-prima dos poetas e romancistas. Amor que transforma tudo por ser um sentimento imutável de seres mutáveis. Que de nada faz tudo e de pouco faz o suficiente. Amor que é amor simples e complicado, assim, fusão de sensações. Amor sincero, este que tem mil faces em uma só. E será que existe uma linha tênue entre amor e paixão? Paixões são avassaladoras, amores sossegados.

Mas, há quem diga que paixão é a infância do amor, é um amor ainda em crescimento aprendendo a engatinhar. O amor já é adulto e não quer somente atenção, o amor sabe que ás vezes é necessário ceder. E “Dar o braço a torcer” é realmente uma prova de amor das mais difíceis. Paixões são orgulhosas, o amor deixa o orgulho de lado pelo bem comum. Ainda que paixão e amor estejam interligados, afinal, sempre um terá um pouquinho do outro. O que seria do amor sem um pouco de paixão? Aqueles sintomas que só quem está apaixonado sente: mãos suando, corpo tremendo, pernas bambas, coração acelerado e tudo mais que o toque da paixão nos proporciona. Mas, onde eu realmente quero chegar com tudo isso? Simples: Amor e paixão é o mesmo sentimento em idades diferentes. A paixão pode virar amor, mas amor não vira paixão. Amor não volta atrás, porque quando isso acontece as coisas perdem a graça.

(...) Assim como viver sem ter amor, não é viver

Não há você sem mim

E eu não existo sem você!

Já ouvi algumas vezes que não existe pessoa certa para cada um, não há somente uma pessoa que te complete. Não penso assim, amor é único, exclusivo. Acredito que se ame apenas uma vez na vida. Claro que existem outras formas de amor: Amor de família, de amigos e outros, mas amor de um casal é único. Um casal só é casal quando aprende que já não são dois e sim um.

(...) E desde então, sou porque tu és

E desde então és

sou e somos...

E por amor

Serei... Serás... Seremos...

Acho engraçada a procura pelo amor. As pessoas passam tanto tempo procurando alguém que seja especial e que atenta os padrões físicos e sentimentais. Ainda acreditam que beleza é fundamental sendo que a verdadeira beleza está nos olhos de quem vê. Buscam perfeição demais sendo que somente o amor pode fazer imperfeições se tornarem perfeições. Quando se ama a única coisa que importa é o coração, se ele está feliz é porque a pessoa te faz feliz e o que importam as opiniões dos outros? Amar é seguir seus instintos, seguir seu coração. Pode ser um pouco perigoso, mas é um risco que faz valer a pena, muito mesmo.

O amor é um sentimento que reúne muitos outros, é composto. Amor é lealdade, fidelidade, paz, alegria, amizade e tantos mais. Amor é virtude, é junção de adjetivos. É tudo o que a gramática jamais poderá explicar em sua totalidade. É um sentimento infinito. Há tanto para se falar do amor, esse é o motivo de poetas serem imortais: Sempre haverá o que falar do amor, jamais tudo será dito. O amor não é plagiado, cada um sente de formas diferentes.

(...) Amor é fogo que arde sem ser ver...

Amor toma conta de nós de repente. Invade e consome. Amor é tudo o que há de bom no universo. Amor é isso: simplesmente complicado na simplicidade complexa do querer. Deixa o coração bater e mergulhe sem medo de se afogar.

(...) E assim quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive)

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure!

(...) Citações de: Vinícius de Moraes, Paulo Neruda e Camões nessa ordem.

Ana Luisa Ricardo
Enviado por Ana Luisa Ricardo em 27/01/2011
Código do texto: T2754399