:::A arte de Observar:::

Ver é olhar sem enxergar, observar é enxergar além do olhar!

(Ana Luísa Ricardo)

Todos veem, porém, somente alguns observam e enxergam muito além do que realmente vê. Para olhar usa-se os olhos, para observar, o pensamento. Para quem apenas vê, uma flor é somente uma flor. Para quem observa, uma flor é inspiração para poesias, pintada pétala a pétala pelo invisível sopro de Deus. Ver é muito simples, é voltar os olhos para o mundo e permanecer. Observar vai além, é voltar os olhos para esse mesmo mundo e voltar os mesmos olhos para dentro de si e se perguntar: "As coisas realmente são o que são" ou "Tudo é tão bonito e verdadeiro quanto parece?".

Muitas pessoas veem e deixam que os olhos vejam somente aquilo que convém. Para observar é preciso fazer um exercício de consiência e de silêncio constante. É necessário conversar com o pensamento e decifrar o real significado do que parecia ser insignificante.

Ando observando bastante e isso ajuda, com toda a certeza, a entender a sociedade de uma forma interessante. Por exemplo: Aquela menina de cabelos cacheados que se esconde por trás de seus óculos, andando sempre de cabeça baixa e dizendo não ser amante da moda, no fundo, ela tem o real medo de que seu estilo não agrade as pessoas e isso faz diferença? Não pra mim, mas para ela faz. Ela preferi se esconder a se mostrar como é, pois, esse mundo tão artificialmente perfeito, excluí pela aparência supérflua.

Mas, essa mesma menina de cabelos castanhos e olhar baixo, é uma exímia escritora, que tem o íncrivel dom de transpor palavras com toda a delicadeza de uma flor ao nascer. E alguém se importa? Quem vê não, quem observa, sim!

E aquele menino, o chamado "Galinha ou garanhão?". Quem o vê pensa tão diferente. Ele é lindo, fala bem e consegue tudo o que quer, mas, a noite quando está sozinho, escreve e lê poesias de amor escondidas em uma caderno escolar. Caderno que guarda a sete chaves para que ninguém encontre a fonte de sua essência. Ele é o último romãntico, aquele á moda antiga, que morre de vontade de mandar rosas e cantar para a menina amada, mas no fundo tem medo de perder o posto de "pegador" e ficar marcado por um "Romantismo" que já não existe para os amigos, mas que para ele permanece.

Aprender a observar é viajar com o vento e descobrir as verdades ocultas.

No ônibus a caminho da escola, vivo conversando com meus pensamentos. A chuva cai devagar e friamente, o calor ainda esquenta e ao nascer um fio de luz solar, vejo surgir um arco-íris. Observo seus detalhes, suas cores, a mágica como ele nasce no céu acinzentado e olho para as pessoas no interior do ônibus. Estão intactas.

Eu observava, mas elas, estavam apenas vendo!

Ana Luisa Ricardo
Enviado por Ana Luisa Ricardo em 25/02/2011
Código do texto: T2814523