ANA E O HOLOCAUSTO - RESPOSTA A UM E-MAIL

Amiga Ana

Passarei esse e-mail ao meu mailing como um selo da minha convicção de que não se pode deixar de reavivar na memória dos povos do mundo a tragédia da matança de judeus na Europa: o Holocausto.

O mundo não pode e não deve esquecer esta tragédia. Há que se reavivar na memória coletiva os horrores da chacina cometida por homens que se acreditavam inteligentes, desenvolvidos intelectualmente, e cristãos. O mundo não pode e não deve esquecer o genocídio ocorrido em alguns países da Europa.

Como um ser humano pode matar outros seres humanos como se matam moscas, formigas? Como um desastre, um desvio de conduta coletivo levou um povo a consumir seus irmãos em fornalhas à gás, à tiros, torturas e de fome, e de outras formas bárbaras? Cidadãos judeus que investiram suas vidas nas artes, na filosofia, nas administrações, na saúde, na educação e em todos os seguimentos da sociedade, levados a morrer sem dignidade alguma? Mães de família que investiram suas vidas na criação de homens e mulheres de bem para o país? Criaram cidadãos de primeira linha numa sociedade que se desejava justa?

Como um grupo de homens de importância na Alemanha se deixou levar por um déspota paranóico, um lunático desgraçado, uma personalidade psicopata, PP ? Eu procuro explicações e não as encontro em parte alguma, em livro algum. Quando as encontro são pífias, inaceitáveis. A religião não pode ser motivo de desvios de comportamento coletivo. É inaceitável!

Os judeus do mundo não podem e jamais deverão deixar cair no esquecimento um acontecimento da natureza das ocorrências nos países europeus nos idos de 39 a 45.

A tragédia dos horrores no palco da Europa é de estarrecer. Qualquer mente normal não consegue encontrar explicação para tamanho descalabro, tamanho desperdício de vidas humanas inteligentes.

A matança de judeus tem apenas alguns anos. Diante da história, 70 anos é pouco tempo, nada mesmo. Não deixem cair no esquecimento, jamais. Agora em maio completam 71 anos do descalabro humano, ou melhor, desumano.

Não nos deixem esquecer! Quem sabe, lembrando os homens de hoje, através de livros, filmes, revistas, fotos, etc., possamos tomar rumos diferentes, acreditar nas pessoas certas, dirigentes e políticos conhecedores da história. Desta forma, cometeremos menos erros no futuro. O Holocausto não pode ser esquecido. O anti-semitismo é inaceitável.

Não vou me alongar aqui. A história do massacre dos judeus sempre me intrigou. Leio muito a respeito. No momento estou lendo "A Espada de Constantino - A Igreja Católica e os Judeus" de James Carrol, autor americano. É um livro ousado e provocante. O Holocausto e a Igreja Católica na visão de um católico, ex-seminarista.

Shalom

Esturato

_________________________________________________________________

"O pecado me atrai, o que é proibido me fascina!"

Clarice Lispector

Esturato
Enviado por Esturato em 16/03/2011
Código do texto: T2852307
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.