A SOCIEDADE PARAENSE DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA – SOPAGO

                                                       Sérgio Martins Pandolfo*

       “Caminhos alcatifados com flores não podem levar à glória. Os caminhos da glória hão que ser, necessariamente, pedregosos, quase ínvios”. S.M.P.


           A data de 8 de maio de 1948 assinala o marco de fundação da Sociedade Paraense de Ginecologia e Obstetrícia, a nossa SOPAGO, solenemente instalada às 16 horas do dia 14 de junho do mesmo ano, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará.
           Trata-se de fato invulgar no cenário associativo brasileiro, haja vista que poucas sociedades especializadas, neste País, têm podido alcançar tal longevidade. Em nosso Estado é a mais antiga de todas as suas congêneres.
           A entidade nasceu graças ao entusiasmo e iniciativa de um grupo de médicos da capital, afeitos ou relacionados à tocoginecologia, liderados pelo Prof. Dr. Orlando Bordallo, livre-docente de ginecologia da Faculdade de Medicina do Pará, que, sentindo a necessidade de um sodalício onde, nos moldes da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, no Rio de janeiro, pudesse reunir e congregar os especialistas locais; realizar estudos especializados na área; trocar conhecimentos mútuos; defender seus interesses laborais e profissionais; estabelecer intercâmbio cultural com as congêneres de outros centros mais adiantados; criar ambiente propício ao desenvolvimento da ciência e tecnologia nesse campo, entre outros intuitos, houve por bem criar a novel agremiação.
            É de ressaltar que durante a fase preparatória à sua fundação, toda a orientação e incentivo foram prestados a seus idealizadores pelos professores Arnaldo de Moraes, catedrático de Clínica Ginecológica da Faculdade Nacional de Medicina, da Universidade do Brasil e Octávio Rodrigues Lima, catedrático de Clínica Obstétrica da mesma instituição docente e diretor da Maternidade-Escola - a tradicionalíssima Maternidade das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, por onde tantos de nossos tocólogos passaram, em estágios ou residências – àquela altura figuras preeminentes da Medicina brasileira e dirigentes destacados da sociedade máter nacional, na então capital do País.
           Em 1969 filiou-se à Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO, fundada havia pouco e que passou a ser o Departamento Especializado da Associação Médica Brasileira – AMB, para a tocoginecologia nacional. Por força de conseqüência nossa Sociedade passou a ser, também, afiliada à Federação Latino-Americana das Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia (FLASOG) e à Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO).
           Muitos ignoram e chegam a questionar a importância e até aventam a desnecessidade das sociedades médicas para o progresso da medicina e a atualizações de seus associados.
           Basta que se chame a atenção dos porventura descuidados e às vezes mordazes críticos para um fato fundamental e inquestionável: a quase totalidade dos eventos científicos na esfera da medicina, sejam eles congressuais, ou a modo de cursos, seminários, encontros, palestras e que tais, são, no Brasil, promovidos ou patrocinados exclusivamente pelas sociedades médicas civis interessadas; rarissimamente algum recebe a chancela ou o aporte financeiro do assim chamado Poder Público, em que pese seja este, quase sempre, o grande beneficiado, em última análise, com o avanço da ciência médica e o adestramento dos que a praticam, maioria deles direta ou indiretamente atrelados às ações governamentais na área da saúde coletiva. Quando muito ajudam, palidamente, com alguma módica espórtula ou, então, arcando com o pagamento de passagens ou estada de algum ilustre convidado. Todas as despesas indispensáveis à consecução desses eventos, que, não se ignora, costumam ser elevadas, têm de ser bancadas pelas sociedades, as quais, valendo-se do prestígio de seus dirigentes, quase sempre idealistas e ilustres, saem à cata de patrocínio financeiro.
           E ninguém desconhece, por certo, a importância desses acontecimentos para a formação e informação dos profissionais da área de saúde; para a absorção e atualização do conhecimento médico; para a troca de experiências e tirocínio; para o avanço da Medicina, enfim. Tem sido assim desde sempre.
           Nessa sua já alongada e frutuosa existência, a SOPAGO tem feito sentir a força de sua atuação em prol do congraçamento e aprimoramento profissional, no âmbito da tocoginecologia, havendo auspiciado inúmeras realizações, tais como: congressos e jornadas, em que se pode pôr relevo maior na XII Jornada Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, de 17 a 22 de dezembro de 1961, evento de âmbito nacional aqui realizado com sucesso e brilhantismo invulgar; no XIV Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Norte e Nordeste, em 1986; no I Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Região Norte e Jubileu de Ouro da Sociedade Paraense de Ginecologia e Obstetrícia, efetivado de 16 a 18 de abril de 1998; no Congresso Paraense de Ginecologia e Obstetrícia, conjunto com a I Jornada de Obstetrícia Tropical, de 21 a 24.04.1999.
           Cursos de aperfeiçoamento, a destacar os de preparação dos candidatos ao Concurso do TEGO, o que tem propiciado alto nível de conhecimentos específicos e excelente percentual de aprovação aos que dele participam; desses, o primeiro realizou-se em 1977; um segundo foi levado a efeito em 1981 e, mais proximamente, nas três últimas diretorias administrativas. Cursos de atualização, de menor carga horária, mas de préstimos inquestionáveis, inúmeros deles – maioria, talvez – com a participação de eminentes professores de centros e serviços de mais alcance e prestígio, e outros tantos ministrados com a “prata de casa”, contando com o tirocínio profissional e induvidoso saber de professores locais. Conferências, palestras, sessões científicas, exibição de filmes e outros têm sido a basto e continuadamente, também, oferecidos pela Sociedade, com maior assiduidade e incremento nas três últimas gestões administrativas.
           Ponha-se destaque, outrossim, no fato de que inúmeras vezes participou a SOPAGO, em atuação solidária com órgãos públicos dos três níveis administrativos, de campanhas ou ações de Saúde Pública, ligadas a sua área de abrangência assistencial. Fato a merecer registro e encômio de seus membros é o de ter podido a entidade, recentemente , em que pese dificuldades e obstáculos de toda sorte e por todos sabidos, adquirir sede própria, que tem possibilitado, não cabe dúvida, o incremento e diversificação de suas ações.
           Por fim, como preito de reconhecimento e gratidão, não poderíamos deixar de referenciar a todos aqueles pioneiros que, participantes da sessão inaugural (de fundação) da Sociedade, tornaram-se seus sócio-fundadores, legando-nos esta hoje pujante e dinâmica agremiação médico-profissional especializada que a todos nós orgulhece; ei-los, pela ordem de assinatura no Livro de Presenças: Orlando Cerdeira Bordallo (escolhido por seus pares para presidir a primeira Diretoria); José da Silveira Neto; Alfredo Barroso Rebelo, por si e pelo Prof. Ápio Medrado; Abner José Cavalcante; João Siqueira Mendes; Guaraciaba Quaresma da Gama; Sérgio Chermont Martins Ribas de Farias; Raymundo da Cruz Moreira; Albino Figueiredo; Amyr Rocha Franco; Ramiro Koury; José Maria Lins de Vasconcelos Chaves; Gervásio da Cunha Gonçalves; José Chaves Muller; José Batista Pena de Carvalho; Atahualpa José Lobato Fernandez; Walter Gillet Machado; João Prisco dos Santos; Alberto Gomes Ferreira; Flávio de Britto Pontes, por si e pelo prof. Orlando Lima; Álvaro Fernando Nascimento; Armando Bordallo da Silva; Armando Goró Toda; Ruy Romano da Silva Romariz; Henrique Sandres Filho; Dionísio Oliveira Bentes; Paulo Bentes de Carvalho; Sulpício Auzier Bentes; Adriano Moutinho Pereira Guimarães; Feliciano Lopes Corrêa de Mendonça; Emídio Pedreira de Albuquerque; Lauro Antunes de Magalhães; Olga Pais de Andrade; Gervásio de Brito Melo; Hermínio Pessoa.
           A todos esses desbravadores da tocoginecologia paraense, alguns ainda vivos e em efetivo labor profissional, nosso respeito e gratidão.
           A Sociedade Paraense de Ginecologia e Obstetrícia é uma sociedade sem fins lucrativos, com certificado de personalidade jurídica e registro em cartório de seus estatutos, regularizada junto aos órgãos públicos competentes, fiscalizadores dessas instituições, contando, presentemente, com 393 associados.
     DIRETORIAS DA SOPAGO
      08.05.1948 A 14.06.1948 – Comissão Provisória Diretora, constituída pelos médicos Orlando Cerdeira Bordallo, Presidente e Guaraciaba Quaresma da Gama e Flávio de Britto Pontes, membros, para organização administrativa e elaboração dos estatutos.
      1948 a 1950 – Presidente: Orlando Cerdeira Bordallo; Vice-Presidente: Albino Figueiredo; Secretário-Geral: Guaraciaba Quaresma da Gama; 1º Secretário: Dionísio Bentes; 2º Secretario: Álvaro Nascimento; Tesoureiro: Gervásio Cunha Gonçalves; Orador: José Maria Chaves; Bibliotecário: Ramiro Koury; Redator de Publicações: Flávio de Britto Pontes.
      1950 a 1952 – Presidente: Orlando Bordallo; Vice-Presidente: Flávio de Britto Pontes; Secretário-Geral: Guaraciaba Quaresma da Gama; 1º Secretário; Ramiro Koury; 2º Secretário; José Chaves Muller; Tesoureiro: Gervásio Cunha Gonçalves; Orador: Hermínio Pessoa; Bibliotecário: Álvaro Nascimento e Diretor de Publicidade: Armando Bordallo da Silva.
      1952-1954 – Presidente: Orlando Bordallo; Vice-Presidente: Guaraciaba Quaresma da Gama; Secretário-Geral: Dionísio Bentes; 1º Secretário: Álvaro Nascimento; 2º Secretário: Rubens Guilhon Coutinho; Orador Oficial: José Chaves Muller; Tesoureiro: Henrique Sandres Filho; Bibliotecário: Emídio Pedreira de Albuquerque; Redator de Publicações: Victor Hilário Paz.
       Obs.: No período de 07.11.1953 a 03.04.1954, o Presidente |Orlando Bordallo licenciou-se para concorrer à cátedra de Clínica Ginecológica, assumindo o Vice-Presidente Guaraciaba Quaresma da Gama.
      1954 a 1956 – Presidente: Orlando Bordallo; Vice-Presidente: Guaraciaba Quaresma da Gama; Secretário-Geral: Emídio Pedreira de Albuquerque; 1º Secretário: Paulo Castro; 2º Secretário; Rubens Guilhon Coutinho; Orador Oficial: Wilton Barroso; Tesoureiro: Canuto de Figueiredo Brandão; Redator de Publicações: Dionísio Bentes; Bibliotecário: Alberto Andrade.
      1956 a 1958 – Presidente: Dionísio Bentes; Vice-Presidente: Claudio Pastor Dacier Lobato; Secretário-Geral: Rubens Guilhon Coutinho; 1º Secretário: Fernando Bentes do Amaral; 2º Secretário; Hamilton Rodrigues Franco; Tesoureiro: Canuto Brandão; Orador Oficial: Elias Gatasse Kalume; Bibliotecário: Carlos Augusto Silva da Costa; redator de publicidade: Roberto Lobato da Costa
      1958 a 1960 – Presidente: Claudio Pastor Dacier Lobato; Vice-Presidente: Hamilton Rodrigues Franco; Secretário-Geral: Elias Gatasse Kalume; Tesoureiro: Canuto de Figueiredo Brandão; 1º Secretário: Henrique Sandres Filho: 2º Secretário: Mário Gillet Soares; Orador Oficial: José Chaves Muller; Bibliotecário: Álvaro Nascimento e Redator de Publicações: Albino Figueiredo.
       1960 a 1962 – Presidente Ramiro Koury. Não obtivemos informações sobre os demais membros.
       1962 a 1964 – Não dispomos de informações
       1964 a 1966 – Presidente: Cláudio Pastor Dacier Lobato; Secretário-Geral: Aramis Francisco Mendonça de Morais; 1º Tesoureiro: João Augusto da Silva Costa Filho e 2º Tesoureiro: Osmar Baia da Silva.
      1966 a 1968 – Não dispomos de informações
Observação: a Sociedade ficou praticamente inativa no período de 1960 a 1969.
      04.04.1969 – Convocação/Eleição de Junta Governativa, que, presidida por Abner José Cavalcante, regeu a Sociedade até 1970.
      1970 a 1972 – Presidente: Abner José Cavalcante; Vice-Presidente: Osmar Baía da Silva; Secretário-Geral: Sérgio Martins Pandolfo; 1º Secretário: Neuza Carneiro; 2º Secretário Guilherme Lisboa Mello; 1º Tesoureiro: Terezinha Mota Tapajós; 2º Tesoureiro: Manoel Franco Ramos; Orador Oficial: José Chaves Muller; Bibliotecário: Hamilton Rodrigues Franco.
       1972 a 1974 – Presidente: Abner José Cavalcante; Secretário-Geral: Sérgio Martins Pandolfo. Não encontramos registros dos demais componentes.
       1974 a 1976 – Presidente: Sérgio Martins Pandolfo; Vice-Presidente: Abner José Cavalcante; Secretário-Geral: Antonio Carmelo Lustosa Failache; 1º Secretário: Manoel de Almeida Moreira; 2 º Secretário: Mário Benone; 1º Tesoureiro: Rui Donati Jorge; 2 º Tesoureiro: Vandete Oliveira; Relações Públicas: Pedro Celeste Noleto e Silva; Bibliotecário: Osvaldo Pereira; Orador Oficial: José Chaves Muller.
      1976 a 1978 – Presidente: Sérgio Martins Pandolfo; Vice-Presidente: Abner José Cavalcante; Secretário-Geral: Rui Jorge Elleres de Souza; 1º Secretário: Pedro Miguel Roumié; 2º Secretário: Carlos Augusto da Silva; Tesoureiro: Rui Donati Jorge; 2 º Tesoureiro: Manoel de Almeida Moreira; Orador Oficial: José Chaves Muller; Bibliotecário: Pedro Celeste Noleto e Silva; Redator de Publicações: Victor Hilário da Paz.
      1978 a 1980 – Presidente: Manoel de Almeida Moreira; Vice-Presidente: Armando Nelson Ribeiro; Secretário-Geral: Abner José Cavalcante; 1º Secretário; Eduardo Nicolau Demétrio; 2º Secretário: Waldemar Maués da Costa; 1 º Tesoureiro: Sérgio Martins Pandolfo; 2 º Tesoureiro: Pedro Celeste Noleto e Silva; Orador: Álvaro Nascimento; Bibliotecário: Dionísio Bentes; Redator de Publicações: Aramis Francisco Mendonça de Morais.
      1980 a 1982 – Presidente: Manoel de Almeida Moreira; Vice-Presidente: Armando Nelson Ribeiro; Secretário-Geral: Waldemar Maués da Costa; 1º Secretário: Abner José Cavalcante; 2º Secretário: Eduardo Nicolau Demétrio; 1º Tesoureiro: Pedro Celeste Noleto e Silva; 2 º tesoureiro: Sérgio Martins Pandolfo; Orador: Álvaro Nascimento; Bibliotecário: Dionísio Bentes; Redator de Publicações: Aramis Francisco Mendonça de Morais.
      1982 a 1984 – Presidente: Aramis Francisco Mendonça de Morais; Vice-Presidente: Manoel de Almeida Moreira; Secretário-Executivo: Waldemar Maués da Costa; 2 º Secretário: João Augusto Costa Filho; Tesoureiro: Pedro Celeste Noleto e Silva; 2 º Tesoureiro: Maria Ilva Gonçalves e Orador: Waldir Mesquita.
      1984 a 1986 – Presidente: Aramis Francisco Mendonça de Morais; Vice-Presidente: Manoel de Almeida Moreira; Secretário-Executivo: Waldemar Maués da Costa; 2 º Secretário: João Augusto Costa Filho; Tesoureiro: Pedro Celeste Noleto e Silva; 2 º Tesoureiro: Maria Ilva Gonçalves; Orador: Waldir Mesquita.
      1986 a 1988 – Presidente: Aramis Francisco Mendonça de Morais; Vice-Presidente: Manoel de Almeida Moreira; Secretário-Executivo: Waldemar Maués da Costa; 2 º Secretário: João Augusto Costa Filho; Tesoureiro: Pedro Celeste Noleto e Silva; 2 º Tesoureiro: Maria Ilva Gonçalves e Orador: Waldir Mesquita.
      1988 a 1990 – Presidente: Manoel de Almeida Moreira; Vice-Presidente: Pedro Celeste Noleto e Silva; 2 º Vice-Presidente: Aramis Francisco Mendonça de Morais; Secretário-Geral: Ari Braga; 1º Secretário: Maria Ilva Gonçalves; 2º Secretário: Dionísio Bentes; Tesoureiro: Waldemar Maués da Costa; 1 Tesoureiro: Áurea Belas Lustosa; Bibliotecário: Jorge de Oliveira Vaz; Orador Oficial: João Augusto Costa Filho.
      1990 a 1992 – Presidente: Mesma composição do biênio anterior. Em reunião de Assembléia Geral havida em 27 de abril de 1990, decidiu-se pela prorrogação do mandato da Diretoria constituída até novembro de 1992, a fim de permitir a coincidência das eleições da SOPAGO e da FEBRASGO.
      1992 A 1994 – Presidente: Pedro Celeste Noleto e Silva; Vice-Presidente: Aramis Francisco Mendonça de Morais; Secretário-Executivo: Cristovão Resque de Lima; Secretário - Auxiliar: José Maria Maia; Tesoureiro-Executivo: Waldemar Maués da Costa; Tesoureiro-Auxiliar: Vera Maria Brito da Silveira; Conselho-Técnico: Aramis Francisco Mendonça de Morais; Manoel de Almeida Moreira e Jorge de Oliveira Vaz; Conselho Administrativo: Ana Lúcia dos Santos, Áurea Belas Lustosa, Elizabeth Cristina Mendes; Maria Ilva Gonçalves; Lilian Thomé, Nelson Luiz de Oliveira Santos, Ari Braga e Rosival Nassar.
      1994 a 1996 – Presidente: Maria Ilva Gonçalves; Vice-Presidente: José Maria Maia; Secretário-Executivo: Elizabeth Cristina Mendes; Secretário-Adjunto: Waldemar Maués da Costa; Tesoureiro-Executivo: Lilian Thomé; Tesoureiro-Adjunto: Marta Maria Melo; Comissão de Admissão: Antonio Cláudio F. Fonseca, Aloísio Vieira Marques e Aldemar Barra; Comissão-Técnica: Aramis Francisco Mendonça de Morais, Manoel de Almeida Moreira e Pedro Celeste Noleto e Silva; Comissão Social: Álvaro Ney de Almeida, Áurea Belas Lustosa e Silvia Lima Farias; Comissão Administrativa: Cristóvão Resque de Lima, Nelson Luiz Oliveira Santos, Rosival Nassar, Jorge de Oliveira Vaz, Fábio Lima, Fé Motoki, Albertino Bastos e Janete Schering Ribeiro.
      1996 a 1998 – Presidente: Jorge de Oliveira Vaz; Vice-Presidente: Vera Maria Brito da Silveira; Secretário-Executivo: Giovanni Aita; Secretário - Auxiliar: Antonio Carlos Mata da Silveira; Tesoureiro-Executivo: Antonio Manoel Pinto; Tesoureiro-Auxiliar: Sonia de Fátima S. Moreira.
      1998 a 2000 – Presidente: Jorge de Oliveira Vaz; Vice-Presidente: Jorge Fleury da Fonseca; 1º Secretário: Vera Borges Leal de Brito; Secretário - Auxiliar: Antonio Manoel Pinto; Tesoureiro-Executivo: Lúcio Izan Puget Botelho; Tesoureiro-Auxiliar: Waldemar Maués da Costa.
      Observação: em 21 de junho de 1999 o Presidente Jorge de Oliveira Vaz solicitou licença para tratar de interesses particulares e profissionais, por seis meses e, em 8 de julho de 1999 renunciou à Presidência, assumindo, em caráter permanente, o Vice-Presidente Jorge Fleury da Fonseca.
      Diretoria Atual:
      2000 a 2002 – Presidente: Nelson Luiz de Oliveira Santos; Vice-Presidente: Lúcio Izan Puget Botelho; Secretário-Executivo: Sérgio Martins Pandolfo; Secretário - Auxiliar: Priscila Noleto; Tesoureiro: Elizabeth Cristina Mendes; Tesoureiro-Auxiliar: Marta Maria Melo; Conselho Fiscal: Albertino Bastos, Áurea Belas Lustosa, José Maria Maia, Luiz Alberto Guimarães, Pedro Celeste Noleto e Silva; e Waldemar Maués da Costa; Comissão Técnica: Aramis Francisco Mendonça de Morais, Cristovão Resque e João Batista Lopes; Conselho Editorial: Alípio Augusto Barbosa Bordallo, Jorge Fleury da Fonseca e Lilian Thomé.
       Esta Diretoria comemorou, festiva e brilhantemente, em maio de 2001, os 53 anos da SOPAGO, com elegante festa no Hilton Hotel.
       Sedes Administrativas
       No período de 1948 a 1958, a Sociedade esteve abrigada nas dependências da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina, que funcionava na Enfermaria Santa Maria, da Santa Casa de Misericórdia do Pará, transferindo-se, a partir de 1958, para a Enfermaria Santa Marta, do mesmo Hospital, que sediava a Clínica Obstétrica da Faculdade de Medicina.
        De 1969 a junho de 1978, esteve localizada no Hospital São Marcos, na Travessa D. Pedro I, 962, bairro do Umarizal, de lá transladando-se para a sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará, na Av. Generalíssimo Deodoro, 223, Umarizal, e em seguida para a Av. Generalíssimo Deodoro, 1098, então sede da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará.
        No período de 1992 a 1999, esteve sediada na Travessa Rui Barbosa, 838, bairro de Nazaré, em imóvel adquirido em parceria com a SMCP.
De outubro de 1999 a outubro de 2000 ocupou dependência no Palacete do Médico, na Passagem Bolonha, 134, bairro de Nazaré, enquanto eram ultimados os serviços de adaptação e adequação da nova sede recém-adquirida, na Rua dos Parques, 3001 sala 805, bairro da Cremação, Edifício Village Medical Center, CEP 66010-320 para onde se transferiu em novembro de 2000, permanecendo até os dias atuais.
         Eventos Comemorativos Marcantes
        Aquando do Jubileu de Prata da SPGO, ademais de programação litúrgica, científica, esportiva e social, foram cunhadas medalhas alusivas à efeméride, em prata, com a logomarca no anverso acrescida das datas 1948-1973 e inscrição no verso, assinalando o evento, conferidas aos sócios-fundadores vivos, aos membros da Diretoria e a personalidades e pessoas gradas e/ou com relevantes serviços prestados à Sociedade.
         Por ocasião do Jubileu de Ouro (1998) além da programação científica – que incluiu um congresso de âmbito regional -, litúrgica e social, foram conferidos Diplomas aos sócios-fundadores vivos, membros da Diretoria constituída e a autoridades, personalidades médicas e pessoas gradas e/ou com relevantes serviços prestados à SOPAGO.

        Logomarca
        A SOPAGO instituiu concurso para a escolha de sua nova logomarca que substituirá o símbolo-marca em utilização corrente.
        Órgãos Informativos
        Informe Toco-Ginecológico: de maio de 1975 a maio de 1976 a SOPAGO manteve, com esse título, coluna informativa dominical especializada no jornal O Liberal, sob responsabilidade e autoria do Presidente Sérgio Martins Pandolfo.
Boletim Informativo
A sociedade dispõe de um órgão de informações sob forma de boletim, de periodicidade trimestral.
Internet
         Mantém a SOPAGO página (home Page: WWW.joinme.net/sopago) na rede eletrônica de dados e endereço eletrônico (e-mail) sopago@amazonline.com.br, onde os associados encontram informações diversas acerca do que vai pela tocoginecologia nos dias atuais.
        Está, destarte, a Sociedade, instrumentalizada para cumprir seus objetivos e finalidade – de forma satisfatória, na alvorada deste milênio, há pouco iniciado.

        Fontes de Consultas e Informações

1. Livro de Registro de Publicações da SOPAGO
2. Livros de Atas, Relatórios e Assentamentos da SOPAGO
3. Hemeroteca do Autor
4. Arquivos documentais do Autor
5. Álbuns fotográficos da SOPAGO e do Autor
6. Boletins Informativos da SOPAGO
7. PANDOLFO,SM : Algumas Palavras, Ed. Autor, Belém, Amazônia Ind.Gráfica e Ed.Ltda., 2000

----------------------------------------
Texto reproduzido do livro "A Sociedade Médico-Cirúrgica e a Medicina no Pará"-Soc.Méd.Cir.do Pará, Gráfica Sagrada Família,Belém, 2002.
Notação: A partir de fevereiro de 2004, por necessidade de se adequar os Estatutos às exigências legais a entidade passou a chamar-se Associação Paraense de Ginecologia e Obstetrícia - APGO
A foto histórica que encima o artigo foi tomada logo após a instalação da SOPAGO, em 1948, com os participantes da 1ª Diretoria, vendo-se em pé, da esquerda para a direita : Drs. Ramiro Koury, Álvaro Nascimento, José Maria Chaves, Gervásio Cunha Gonçalves e José Chaves Müller. Sentados, da E para a D: Drs. Guaraciaba Quaresma Gama, Albino Figueiredo, Orlando Bordallo, Flávio de Britto Pontes e Dionísio Bentes
-------------------------------------------------------
(*) Médico e Escritor. ABRAMES/SOBRAMES
sergio.serpan@gmail.com - serpan@amazon.com.br
www.sergiopandolfo.com





Sérgio Pandolfo
Enviado por Sérgio Pandolfo em 17/04/2011
Reeditado em 10/02/2012
Código do texto: T2915202
Classificação de conteúdo: seguro