Alegria, Riso e Correlatos

Alegria, Riso e Correlatos

Temos sentimentos, somos humanos. Se não tivermos sentimentos somos chamados de insensíveis. E ter sentimentos é ser sentimental? Não necessariamente. Mas quem é sentimental é porque tem sentimentos. E quando dizemos que uma pessoa é muito sentimental significa dizer que ela tem tendência a ser triste ou alegre? Se ela chora de saudade é porque é sentimental, se ela ri de alegria também pode ser chamada de sentimental?

Parece que sentimental é sinômino de ser, em geral tristonho, com tendência a ser triste.

Ninguém ri de tristeza. Não estou falando "ri da tristeza", porque isso até acontece. Se estamos rindo é porque estamos alegres. Se estamos alegres, estamos felizes. Então riso, alegria e felicidade andam juntos. Assim, podemos dizer que uma pessoa sentimental é uma pessoa mais para tristonha e não muito feliz?

A comédia, a anedota, situações humorísticas levam ao riso e, como ninguém ri de tristeza, afirmamos que levam a alegria.

Quem gosta de drama, trajédias, lazer que aborda a temática envolvendo a injustiça social - pobreza, sofrimento, a dura realidade - é uma pessoa alegre, de espírito alegre, uma pessoa otimista e positiva?

De uma pessoa que está deprimida, sem ânimo, pode-se dizer que ela está alegre? E o humor como fica? Uma pessoa bem humorada pode ser triste?

Quando temos sucesso, sorrimos de alegria e, às vezes, podemos até chorar de felicidade. Nesse caso, o sucesso mexeu com emoções pessoais que residem no passado e ensejou o choro. Pode-se até chorar na felicidade, mas não chorar de alegria ou na alegria.

Alegria é alegria, tristeza é tristeza. A alegria está para a tristeza assim como o riso está para o choro.

A saudade pode levar ao choro, mas não ao riso. A saudade e a nostalgia são tristes e não, alegres.