Ciência, Tecnologia e Pesquisa     


      Responda em poucas palavras: o que é ciência, tecnologia e pesquisa? Ouvimos estes termos com frequência mas creio que poucos têm claro na cabeça o que significam exatamente. Qual a definição, diferenças e as relações existentes entre ciência, tecnologia e pesquisa? Vamos tentar lançar um pouco de luz neste assunto e eliminar as possíveis dúvidas. Para tanto, recorreremos principalmente ao bom e velho dicionário (Michaelis) e ao Wikipédia. Comecemos pelo termo mais básico, pesquisa.

Pesquisa

Ação ou efeito de pesquisar; busca, indagação, inquirição, investigação.

      Pesquisa é a ação de pesquisar, ou seja, buscar, indagar, inquirir, investigar. Toda vez que nós queremos encontrar a resposta de uma pergunta ou a solução de um problema nós precisamos pesquisar. E, para pesquisar, não precisamos ser pesquisadores profissionais com carteira assinada. Uma simples procura (como a que eu fiz para escrever este texto) no Google, dicionário e Wikipédia já configura uma pesquisa, ainda que pequena. É claro que o pesquisador profissional não se limita em procurar superficialmente, ele mergulha fundo para tentar encontrar respostas e sempre emprega um método seguindo procedimentos específicos e obedecendo a critérios rigorosos. Uma postura crítica é exigida bem como uma capacidade de análise, síntese e muita criatividade.

      Mas não é só o pesquisador profissional que faz pesquisas, diversas outras profissões também exigem que pesquisas sejam feitas. Por exemplo, para escrever e publicar uma matéria o jornalista deve antes apurar fatos, ouvir depoimentos, visitar locais específicos, consultar dados oficiais, ler relatórios e boletins, enfim, deve fazer uma pesquisa para se certificar de que tudo o que escreve corresponde a realidade. O escritor, ainda que escreva um romance, deve também pesquisar acerca dos diversos assuntos que envolvem seu livro. Considere a pesquisa que Umberto Eco e Michael Ondaatje fizeram para escrever "O Nome da Rosa" e "O Paciente Inglês". Sem pesquisa, o trabalho de muitos profissionais ficam empobrecidos ou tornam-se inviáveis.

      Se você quer conhecer um pouco mais a fundo sobre determinado assunto, quer responder uma pergunta ou resolver um problema, você precisa pesquisar. Pense em seu trabalho ou sobre qualquer assunto que lhe interessa, certamente há dúvidas, questões não resolvidas e problemas em aberto que precisam ser sanados. Dê uma de detetive intelectual e investigue, questione, procure. Pesquise.

Tecnologia

Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria.      

      Pela etimologia da palavra, tecnologia significa "estudo das técnicas", o que nos leva então a indagar sobre o que é técnica. Técnica é um procedimento ou conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado prático. Note que o termo tecnologia é abrangente e não está relacionado apenas a técnicas modernas ou sofisticadas como normalmente pensamos. Vamos recorrer a exemplos.

      Se eu quero comunicar algo por escrito, posso usar um pedaço de pedra e escrever no chão ou usar um lápis e escrever em uma folha de papel. São técnicas diferentes para se chegar a um mesmo resultado: comunicar algo por escrito. O lápis em si é uma ferramenta tecnológica, consiste em um cilindro de madeira que contém um outro cilindro menor de grafite que nos permite escrever de modo fácil e cômodo sobre o papel. Outras ferramentas tecnológicas utilizadas na escrita: caneta tinteiro, lapiseira, caneta esferográfica, máquina de escrever e computador. 

      Agora um exemplo mais cotidiano sobre o uso da técnica. Para abrir o pote de geleia (fechada a vácuo) que costumamos consumir, eu primeiro insiro a ponta de uma faca entre a tampa e o pote de vidro forçando a entrada de ar, o que faz diminuir a pressão interna facilitando muito a abertura da tampa. Se você não quer ficar "lutando" contra o pote de geleias esta é uma técnica muito boa para abri-la.

      Existe uma infinidade de técnicas e tecnologias (muitas vezes nós usamos o termo tecnologia querendo na verdade dizer técnica). Podemos falar em tecnologia da comunicação, tecnologia da informação, tecnologia de transporte, nano tecnologia, técnicas de pintura, técnicas de escrita, técnicas culinárias, técnicas de estudo, técnicas de venda etc. Há até quem diga que existem técnicas de sedução. E jogador de futebol também tem técnica, muito se fala que determinado time é "tecnicamente superior" a um outro. Saber driblar, chutar de trivela, cabecear e fazer um lançamento preciso não é nada trivial, além de muito treino, exige muita técnica.   

Ciência

Ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem.

      O trabalho de um cientista consiste em descobrir leis e padrões sobre determinado fenômeno sempre justificando as suas conclusões mediante argumentações lógicas. Sem provas e evidências não podemos falar em ciência. O cientista tem a nobre e difícil tarefa de descobrir verdades sobre o nosso mundo e, mesmo que estas verdades sejam pontuais, podemos assegurar de que são verdades.

      O conhecimento científico é construído por caminhos muitas vezes incertos até que se consolide. Hoje ninguém mais questiona, assim como outrora, se a terra gira ou não em torno do sol, isto já é um conhecimento científico universal e imutável, consolidado. Existe um padrão no movimento dos corpos celestes estabelecidos por leis que podem ser rigorosamente descritas em linguagem matemática. A astronomia é, sem dúvida, uma ciência, assim como a física, química e matemática (o Teorema de Pitágoras é também uma verdade matemática universal e imutável).  

      Exemplos de conhecimentos científicos: Teoria da Relatividade de Einstein, Teoria da Evolução de Darwin, Teoria do Big Bang de Lamaítre e, o pouco conhecido, Teorema da Incompletude de Gödel. Um exemplo do que não pode ser considerado ciência é a astrologia. Não existe nenhuma evidência conhecida sobre como os astros podem influenciar nossas vidas pessoais ou nossa disposição psicológica.

      Há algumas áreas do conhecimento humano em que a ciência não se faz completamente presente, mas isto é controverso. As áreas de humanidades são mais suscetíveis a este tipo de crítica. Comparemos a física e a psicologia. É muito mais difícil estabelecer padrões e leis acerca da psique humana do que sobre fenômenos físicos como a eletricidade ou calor. Nas áreas em que a matemática não consegue penetrar, o caráter científico do conhecimento abranda. Nestas, a estatística passa a ser a ferramenta mais apropriada.

Relações, diferenças e semelhanças       

      Vamos agora falar sobre as relações existentes entre ciência, tecnologia e pesquisa, amarrando-as onde devem ser amarradas e colocando-as em seus devidos lugares.      

      O que primeiro se nota é que ambas estão imbricadas a tal ponto que pensamos que uma não poderia existir sem a outra, o que não é verdade. Acho que o ponto de maior confusão está entre o trabalho do cientista e do pesquisador. Todo cientista é também um pesquisador? Sim, é impossível fazer ciência sem pesquisar. E todo pesquisador é também um cientista? Não, há muito trabalho de pesquisa que não qualifica o pesquisador como cientista, como por exemplo, o jornalista e o profissional que faz pesquisas de marketing. Eles são pesquisadores mas o trabalho deles certamente não produz conhecimentos científicos. Da mesma forma, a tecnologia sempre faz uso da pesquisa mas nem toda pesquisa resulta em conhecimento tecnológico.

      E qual a relação existente entre ciência e tecnologia? É mais fácil pensar que a tecnologia se apoia na ciência do que o contrário, embora este apoio não seja imprescindível. Pensemos no avião. Para se construir um, é necessário que conhecimentos científicos sejam aplicados tais como a mecânica, aerodinâmica, eletricidade, calorimetria, química etc. E a tecnologia também pode em muito contribuir para a ciência, tendo-se como grande exemplo o LHC (Large Hadron Collider) do CERN, o maior acelerador de partículas do mundo que possivelmente simulará fenômenos que nos permitirá compreender os instantes iniciais do nascimento do universo.

      É possível também fazer ciência e tecnologia sem este apoio mútuo mas, nunca sem a pesquisa. A pesquisa é o ponto de partida para se descobrir novas técnicas e também para desvendar os mistérios da vida e do universo. Sem essa postura questionadora e investigativa que impulsiona a pesquisa, ciência e tecnologia não seriam possíveis.


Abril de 2011

Fonte da imgem