UMA OPERA CHAMADA TOMMY - PARTE 1

Ao final dos anos sessenta, Mick Jagger cantava a plenos pulmões que era "apenas rock and roll mas eu gosto". Os Beatles, na mesma época, possuindo maiores ambições com relação a sua obra musical, tentou lançar com Sgt. Peper a primeira tentaiva de se fazer uma opera rock, mas, que, pela complexidade de seu conceito e da sua obra acabou sendo lançado inacabado. Coube ao The Who, seu contemporâneo, a tarefa de escrever a primeira opera rock, Tommy, em 1969, obra composta por vinte e duas árias que teve de ser lançado em um álbum duplo, tamanha a gradiosidade que seu conceito acabou desenvolvendo. Tommy, é condiderado a primeira opera rock por contar uma história só e contínua ao longo de suas 22 músicas.

The Who foi formado em meados dos anos sessenta e a princípio, cumpunham e cantavam segundo seu principal compositor o guitarrista Pete Towesd "músicas descartáveis". Foi com Tommy que o The Who conseguiu respeito da crítica especializada, levando a música popular ao status de arte, contando a trajetória de um garoto - Tommy - que assiste ao assassinato do amante da mãe quando seu pai volta da guerra, após anos de desaparecimento.

scheidt
Enviado por scheidt em 01/12/2006
Código do texto: T307165