O novo estado do Gurguéia. (texto curto)

O Governo do Piauí há décadas não consegue dar assistência mínima em saúde, educação e a outros serviços públicos ao sul do estado, região de forte produção agrícola, que corresponde a grande área do planalto central, propícia a monocultura, atual região do Gurguéia (o provável estado em formação). Os serrados piauienses são considerados a ultima fronteira agrícola do país.

Em 2007 a soja atingiu a marca de 484.940 toneladas, montante que representou quase 100% da produção total do estado, tendo os municípios de Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Gilbués, entre outros, como os maiores polos de produção. Talvez seja essa umas das explicações. Arrecadação de impostos.

Abandonado pelo governo estadual, entre outras coisas, pela distância geográfica e por abarcar um número menor de eleitores, (correspondente a menos de 1/3 da população), a região do Gurguéia padece pelo descaso deslavado de nossos representantes no legislativo estadual e federal.

Agora mais uma vez, diante da necessidade ainda que polêmica da divisão do estado em duas unidades federativas, os políticos do norte, muitos deles eleitos com votos do sul (Gurguéia) se levantam contra a tal divisão.

Por que será que os nossos “honrosos” políticos da região norte são contrários a divisão. Você sabe? Então me conta.

Sabemos que a divisão por si só não é suficiente para alavancar o desenvolvimento da região. Mas continuar do jeito que está não dá.

Enquanto isso o povo padece, o abandono há décadas, por que não dizer à séculos.