Corrupção, a sangria maldita!

Está acontecendo em muitos estados do Brasil, uma manifestação contra corrupção. A população está indo para as praças protestar contra esta praga que assola nosso pais. "Parece" que a tendencia é aumentar a adesão ao movimento, mas ainda está muito cedo para afirmarmos alguma coisa quanto ao seu futuro. As redes sociais, estão bastante ativas e as pessoas estão começando a prestar atençao e entender que se não acontecer a pressão popular,as reformas politicas necessárias para efetivarem mudanças nesta estrutura contaminada e apodrecida não acontecerão e a corrupção dominará e destruirá cada vez mais a esperança do nosso povo e o desenvolvimento do nosso pais.

De acordo com a Wikipedia, a corrupção política é o "uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos e em todo o mundo, calcula-se que envolva mais de 1 trilhão de dólares por ano...A corrupção é promovida pelo próprio Estado porque os políticos e os funcionários vêm nela um modo de fazer renda fácil e rapida". No nosso pais, a corrupção tornou-se um problema de tamanha proporção, que o dinheiro público deixa de ser cada vez mais investido em projetos ou infra estruturas em beneficio da nação e do povo, sendo desviado para grupos e montagens politicas estruturadas para enriquecimento ilicito dos mesmos.

Sem um judiciário ativo para aplicar as leis e fazer justiça com rapidez, firmeza e autonomia, os crimes de colarinho branco ficam impunes e assim a corrupção no Brasil torna-se endêmica. Cidadãos e sociedade sofrem as consequencias enquanto nosso pais é saqueado.Desde seu descobrimento a cultura da impunidade incrementa e dificulta o combate á corrupção principalmente porque a justiça é morosa. É revoltante continuarmos assistindo passivamente politicos comprovadamente corruptos como Jaqueline Roriz e muitos outros serem absolvidos pelo voto "secreto". A sociedade não suporta mais tanta degradação e falta de ética.Os politicos precisam entender que eles não estão acima das leis, se roubou tem que ir preso como qualquer outro marginal, sem foro privilegiado.

Os temas mais destacados da Marcha contra a corrupção neste dia 12 de outubro foram Além da validação da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012 e o fim do voto secreto nas votações do Congresso, também o protesto contra uma eventual limitação dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão criado para fiscalizar os juízes.Esperamos que este Movimento cresça e adquira um caráter nacional, porque somente com uma forte pressão popular poderá eventualmente provocar mudanças nesta estrutura politica que permite e facilita a sangria maldita do dinheiro publico no nosso pais.

"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética...

O que me preocupa é o silêncio dos bons."

Martin Luther King

Mariangela Barreto
Enviado por Mariangela Barreto em 13/10/2011
Reeditado em 14/09/2012
Código do texto: T3273375
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.