Meditar para que?

São inumeras as pressões do mundo atuando sobre nossas vidas, desestabilizando nossas mentes, provocando doenças, desequilibrios. Muitas vezes nos sentimos presos em redemoinhos mentais que nos deixam cada vez mais distantes da paz e da tranquilidade que tanto almejamos. Vivemos envolvidos em apelos, exigências, e padrões que perseguimos e nem paramos para refletir a real necessidade deste frenesi angustiante. Cada vez mais buscamos a paz e a felicidade fora de nós, quando na realidade só podemos alcançá-las a partir do nosso interior. Mas para encontrar este estado, precisamos do silencio para aquietar, esvaziar a mente, calar a tagarelice dos pensamentos.

É muito fácil meditar mas nem sempre é simples calar a mente, por isso precisamos de paciencia e persistência. Os beneficios da meditação são inúmeros, nos permite aprofundar a nossa capacidade de concentração, reduz o nível de estresse, medos, nos auxilia a trabalhar o desapego, a nos distanciarmos das tensões do mundo das aparências. Esta prática nos conduz a uma interiorização que nos fortalece e nos conduz ao desenvolvimento de uma percepção muito além do nosso corpo fisico, ampliando a compreensão de que nosso universo interior é ilimitado.

Existem muitos métodos de meditação, mas basicamente precisamos somente de alguns minutos durante o dia para sentados ou deitados, fecharmos os olhos, relaxarmos o corpo, respirando pelo nariz, nos concentrando na respiração,em silencio num encontro consigo mesmo e se aparecerem pensamentos, devemos deixa-los ir sem nos fixarmos.

A meditação nos proporciona momentos de tranquilidade e profunda serenidade. Quando aquietamos a mente e diminuimos a tagarelice interior vamos entrando num estado de imensa leveza e paz, esta sensação nos permite compreender que o estado de felicidade é uma condição interna.

Com a meditação, as ondas alfas no cérebro aumentam favorecendo ao relaxamento e possibilitando desativar o estado de alerta constante que provoca ansiedade e estresse. Esta pratica proporciona o mergulho interior que nos auxiliará a ouvir a voz do coração e reconectarmos com o que temos de mais verdadeiro e sublime, a nossa verdadeira presença interior, nossa consciencia do ser que habita silenciosamente dentro de nós.

Mariangela Barreto
Enviado por Mariangela Barreto em 20/10/2011
Reeditado em 14/09/2012
Código do texto: T3287163
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.