Violência contra mulher no Piaui: Os indices são crescentes.

A delegada responsável pela delegacia da mulher em Teresina, Wilma Alves, informa que o principal motivo da violência de gênero é o ciúme. Mas os absurdos não param por ai. Segundo relato das denunciantes as mulheres são submetidas a sessões de tortura psicologicas por parte de seus companheiros que ao verificarem a chegada de suas espoas da rua, proibem a mulher de tomar banho para verificarem através do olfato se há cheiro de traição nos corpos de suas mulheres. A delegada coloca a importancia da lei Maria da Penha N 11 340/ 2006, que mudou a forma de enquadrar o denunciado por agressão física. Antes estes eram punidos com “penas alternativas” como o pagamento de uma cesta básica. Agora com a lei, citada a cima, o agressor pode inclusive ser obrigado a manter determinada distância da mulher. Algo deve ser feito a nivel nacional para que as politicas nas instancia inferiores, possam ser estruturadas e obter o reconhecimento de sua importancia por parte tanto da população geral, que precisa ser sensibilizada acerca de violencia de gênero como um fenomeno social, para adotar uma nova postura, quanto de agentes públicos do mais alto grau hierarquico do judiciario que imagina ainda, ser a violencia familiar, algo de resposnabilidade exclusivsa da propria familia. Cabeças machistas presentes em todas as instancias do setor publico, devem ser sensibilizadas e modificadas. A mudança deve começar de cima. O Brasil clama, o Piauí reclama justiça social para as mulhers, negros, indios e minorias sexuais. Viva a cidadania para todo/as!