O que Nietzsche me ensinou

Schopenhauer foi um filosofo pessimista do século XIX e uma das coisas que ele “pensou” foi: “Só existe uma maneira do homem se livrar do sofrimento, ainda que temporariamente, é através das artes”.

Não sou dado a estas filosofias pessimista, mas neste caso, devo concordar, pois quanto mais me aprofundo nas artes, principalmente nas eruditas, mais eu me encontro com meu eu. E começo a dar algum sentido na minha vida.

Um discípulo de Schopenhauer, chamado Nietzsche, terror do cristianismo. Tentou compreender o sentido da felicidade humana e da onde nos encaixamos neste mecanismo cósmico.

Ele descobriu que, há pelo menos 2600 anos, vivemos um mundo socratiano, reforçado por Platão, Esdras (Líder judeu que organizou a Torah), Cristo e Maomé, ou seja, a busca do homem perfeito.

Vejam: Desde quando nascemos à sociedade idealiza um biótipo de ser humano que você deve ser. Além dos tipos de atitudes que você deve tomar.

Nós vamos à escola, nos formamos em advogado, médico ou engenheiro. Casamos-nos, pagamos nossas contas, devemos ser bons pais, bons cristãos, ajudar os menos favorecidos e etc.

Praticamente todas essas coisas são impossíveis de serem realizadas, pelo simples fato de que somos imperfeitos, ora isso é mais acentuado nas mulheres que devem além de tudo isso, ainda serem boas amantes na cama.

Se nos exultamos com alguma coisa, isto é arrogância. Mas se nos colocarmos em flagelos, isto é humildade.

A religião é um mecanismo dos homens para controlar a sociedade. Na idade média a ideia do inferno era para refrear qualquer pensamento contrario ao sistema feudal existente na Europa.

Quando os cristãos protestantes americanos começaram a enriquecer, estes mesmos inventaram a Teologia da Prosperidade para justificar esta riqueza, logo isso se espalhou se pelo mundo e principalmente no Brasil.

Por isso é importante separar fé de religião. A fé é trazer para realidade as coisas que estão ocultas. A fé é trazer uma lógica para o caos do mundo.

Creio que Nietzsche questionou as coisas que escrevi acima, e não que era inimigo número 1 de Deus, na verdade, ele era contra o status quo da hipocrisia reinante neste modelo de mundo.

O que a artes tem haver com isso?

Nietzsche estudou os filósofos pré-Sócrates e descobriu que eles organizavam o caos ou mitos, dentro das artes. Sócrates simplesmente quis acabar com tudo, procurando mostrar a vida em sua realidade concreta.

Convenhamos, a vida concreta é muito dura para se encarar e através das artes, conseguimos aliviar nosso sofrimento, mesmo que momentaneamente.

O segredo da felicidade está nas artes.

http://amadeupaes.blogspot.com