Tudo tem um fim



Parecido com os seres vivos, nosso sol, a estrela que nos permitiu energia para a vida também perecerá. Ela nasceu (se formou) com uma história futura já traçada pelas regras da natureza (leis e teorias físicas que a suportam) que a levará naturalmente ao seu fim, e este será também o fim de todos os tipos de vida que possam existir no sistema solar. Podemos relaxar, apenas, porque isto somente ocorrerá daqui a muito, muito e muito tempo (vários bilhões de anos), tempo este quase infinito segundo nossa capacidade mental de percebê-lo.
 
O fim de nosso sol representa uma regra máxima em nosso universo, tudo que se formou, eu repito tudo, absolutamente tudo, está fadado ao desaparecimento, por decaimento (desintegração natural de todo corpo material), por esfriamento (afastamentos sucessivos, e fim do combustível nuclear), por “colapsamento” (buracos negros, estrelas marrons e etc.), por explosões (algumas maravilhosamente destrutivas como as supernovas) e etc. O que importa é que o fim é certo, mesmo que a expansão espacial termine e tenhamos o início de uma contração contínua, o fim será ao contrário em calor extremo e o universo terá assim seu fim em um big crunch (o grande e final colapso), mas o fim existirá, seja de uma ou outra forma o tecido espaçotemporal que conhecemos tem limite de validade e chegará o momento derradeiro em que nada mais existirá, apenas uma energia de fundo tão degradada e estendida, ou o oposto uma energia tão comprimida e aquecida, mas que significará o fim do universo que estamos dando os primeiros passos no seu entendimento.
 
O nosso sol não foge a regra e seu fim será primeiro o de uma estrela gigante vermelha, depois uma composição de estrela anã branca e parte uma nebulosa planetária, e finalmente o decaimento final, mas sinceramente creio que nossa espécie não mais existirá para presenciar, e sofrer com o início deste fim.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 20/04/2012
Reeditado em 20/04/2012
Código do texto: T3623073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.