Série: Como será o amanhã



A nossa civilização vem sofrendo transformações cada vez maiores, não somente em sua velocidade de transformação, mas também em sua amplitude e profundidade.  O conhecimento adquirido cresce de forma exponencial, acarretando a necessidade de cada vez mais existirem especialistas em áreas cada vez mais focadas, permitindo assim que estes especialistas possam focar cada vez mais no aprofundamento do conhecimento em sua área focal de atuação. Esta condição acarreta alguns inconvenientes, sendo o principal a perda de uma visão mais global e completa do conhecimento.
 
Inicialmente, o conhecimento estava diluído, conhecia-se uma área maior de ação, mas este conhecimento era muito mais superficial. Um pesquisador possuía um conhecimento mais amplo, porem com menor profundidade.
 
Com a avançar da ciência, cada vez mais passou a ser importante e necessário a busca de maior profundidade no conhecimento. Este aprofundamento forçou, naturalmente, que fosse sendo relegada a generalidade, na obtenção de um conhecimento cada vez mais focado e especializado. Desta forma foi sendo trocado amplitude do conhecimento por profundidade no conhecimento. Isto implica que hoje tenhamos excelentes pesquisadores, mas com foco muito específico.
 
Com o advento da era da informação e do crescimento contínuo e exponencial do poder de computação (a cada 18 meses em média, dobra-se o poder computacional das nossas máquinas), estamos atingindo um ponto no tempo em que a informática bem aplicada possibilitará um grande salto no conhecimento, qual seja o da interdisciplinaridade assistida. Como nossa capacidade de processamento mental é limitada, a tecnologia da informação aliada a processamentos cada vez mais apurados e soluções distribuídas de processamento em rede e em real paralelismo, poderemos criar as condições básicas para o grande salto da multidisciplinaridade do conhecimento, e estaremos aptos a realizar a enorme transposição sinérgica do conhecimento globalizado. Desta forma, esta nova fronteira do conhecimento poderá ser enormemente empurrada para frente, pois o conhecimento interdisciplinar trará ganhos exponenciais no acumular de novos conhecimentos, na real acomodação das atuais dúvidas e falhas existentes no nível atual de conhecimento de que dispomos. Assim a ciência e a tecnologia crescerão vertiginosamente e participarão da transformação mais rápida de nossa civilização.
 
Em momento nenhum estou afirmando que a nossa humanidade, necessariamente, melhorará. Todo conhecimento pode ser utilizado tanto para o bem da nossa humanidade, quanto para mal de nossa sociedade. Infelizmente o nosso progresso humano, a nossa evolução mental e o crescimento de nosso discernimento moral e ético nem de perto acompanham a velocidade do crescimento técnico-científico. A transformação virá, a direção humana dela, infelizmente não tenho como discernir por agora. Somente torço para que o conhecimento possa abrir nossa mente, nosso ser, nosso existir e nossa vontade, para a direção social e humana de nossa realização do viver.
 

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 21/04/2012
Código do texto: T3625423
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.