Somos propensos a acreditar no sobrenatural, é mister defender as crianças


Crianças são ingênuas, quaisquer pais disto sabem. Crianças são o que de mais belo a realização do viver nos permitiu conhecer. Crianças merecem o máximo de respeito e cuidado. Crianças merecem ser crianças, merecem viver crianças e merecem crescer crianças.
 
Crianças são simples e inocentes, no sentido puro da palavra inocente, podem até agir como revoltadas, e muitas tem o dom de saber nos explorar em nossos limites e fraquezas, mas são inocentes na aplicação de suas rebeldias.
 
Crianças são crédulas e acreditam facilmente no imaginário. Acreditam em Papai Noel, Coelho da Páscoa, amigo invisível, dragões que cospem fogo, super heróis, visões de raio X e muito mais. Isto faz parte natural do desenvolvimento da mente das crianças. Isto é apenas mais um motivo para que eu não concorde com catequeses, sejam místicas ou seculares, com as crianças. Crianças são simplesmente crianças e merecem ter defendido o direito a serem crianças. Chegará o tempo em que não mais serão crianças e estarão assim aptas a buscarem, por vontade própria, o caminho a seguir, seja ele religioso ou materialista, místico ou secular...
 
Sinceramente creio a catequese infantil ser um ato medonho, de um requinte ”domesticador” que me revolta.
 
Se adultos já são propensos a crerem no sobrenatural, se imaginando possuidores de “supersentidos”, imaginemos as crianças. Tenho que admitir que nossa mente, e a minha não é muito diferente neste sentido, possui uma facilidade atordoante em acreditar e em “perceber” uma perspectiva sobrenatural, como algo intuitivamente atraente. Nossa mente busca continuamente padrões, e a realidade de nosso universo e a complexidade do nosso viver são muito complicadas. Posto assim, o mistério, o místico e o sobrenatural facilitam, em muito, a aceitar uma interpretação aparentemente factível desta realidade, principalmente porque a posteriori, nossa interpretação deste sobrenatural está em harmonia com nossas crenças iniciais e mesmo infantis, se enquadrando muito bem com a maneira como preferimos e gostaríamos de acreditar que o mundo funciona, repleto e suportado por estruturas, hierarquias e mecanismos ocultos e sobrenaturais.
 
Agora me sinto na obrigação de tentar definir, nem que seja de forma superficial e singela ao que me refiro como sobrenatural: “...é uma poderosa sensação de acreditar que existem padrões, forças, energias e entidades operando no mundo, que são negados pela ciência, porque estão fora dos limites e fenômenos que esta possa estudar, e que mais importante ainda, tais experiências não são respaldadas por nenhum corpo material ou físico e também nenhuma energia física, ou mesmo por evidências confiáveis e reprodutíveis, sendo assim conhecidas não como científicas, mas sim como sobrenaturais ou pseudo científicas,”(Dr. Bruce M Hood)

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 22/04/2012
Código do texto: T3626278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.