Muitos de nós confundimos


Muitos de nós, inadvertidamente acaba confundindo temporalidade com causalidade. Nossa mente evoluiu ao longo de vários milhões de anos em um mundo menos complexo em sua realização e, aliado a necessidade mental de sempre buscar padrões, uma vez que nos é muito desconcertante perceber eventos aleatórios, sem evidências de padrões ou causações, nos faz em muitos casos confundir sequência temporal de eventos com causas e efeitos destes eventos. Esta situação fica potencializada quanto mais supersticiosos formos nós, mas mesmo aqueles que se julgam céticos ou racionais, muitas vezes tropeçam nesta pegadinha mental, neste bug cerebral, e acabam por imaginar que eventos primeiros sejam causas “naturais” dos eventos segundos, e estes sejam assim decorrentes diretamente de efeitos daqueles.
 
Amigos meus, com um nível intelectual alto, boa cultura e pessoas de bem, acabam várias vezes como reféns desta característica de nosso cérebro, que reflete diretamente em nossa mente e nos faz exatamente o que somos.
 
Causação é muito diferente de sequência de eventos, sequências de eventos ocorrem naturalmente na realização de nosso presente, causas podem ser infinitas, existem causas diretas fáceis de serem percebidas, existem também causas que mesmo sendo diretas são muito difíceis de serem percebidas, agora, como a realização do viver e a existência natural é extremamente entrelaçada, muitos e muitos eventos indiretos são causas de efeitos atuais, algumas causas podem vir desde muito tempo atrás e de lugares “tempo-espaciais” diversos. Apenas para permitir que pensemos um pouco, lembremo-nos do que é comumente chamado de efeito borboleta: “O bater de asas de uma borboleta em Santa Tereza pode participar do desencadeamento de um tufão na costa leste Americana”.
 

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 27/04/2012
Código do texto: T3635894
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.